Destaque Educação

Uesb aprova ensino remoto e traça estratégias para implantação

Compartilhe essa postagem com outras pessoas...

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Uesb aprovou o Ensino Remoto Emergencial para retomada do calendário acadêmico referente ao semestre letivo 2019.2. A nova diretriz foi votada durante reunião virtual, que aconteceu na última quinta, 9, com a participação de representantes da comunidade acadêmica.

Assim, estudantes e professores, por meio de diretórios, colegiados e departamentos, irão planejar, em conjunto com a administração da Universidade, o retorno do semestre letivo 2019.2, por meio de atividades pedagógicas não presenciais mediadas por tecnologias. A proposta surge como alternativa para o cenário incerto, causado pela pandemia.

Próximos passos – Para isso, o Conselho instituiu três grupos de trabalho que irão tratar de pontos estratégicos para construção e implantação do modelo emergencial de ensino. O primeiro grupo será responsável por pensar na garantia do acesso às tecnologias digitais para todos os estudantes. Já o segundo irá trabalhar com as estratégias de capacitação e formação dos professores para esse novo cenário de ensino. Por fim, o terceiro grupo construirá a resolução que irá regulamentar o ensino remoto emergencial na Uesb.

Paralelo a esse trabalho, os colegiados dos cursos analisarão as condições de implementação do ensino remoto de cada disciplina. Isso porque devem ser consideradas as características dos componentes curriculares que vinham sendo oferecidos e a atual legislação que trata do ensino remoto na educação superior.

Conforme a Circular do Consepe, o prazo para conclusão dessa primeira etapa é de de 20 a 30 dias. Em seguida, haverá uma nova reunião do Conselho para discussão e possível aprovação dos pontos mencionados.  Após a construção coletiva da resolução, o documento será amplamente divulgado nos canais oficiais de comunicação da Uesb.

Fonte: Ascom/Uesb

  • mginformatica1
  • manoelimportadosred

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz