. Cotidiano Destaque Educação Política

Vereador Valdemir reforça apoio aos profissionais da educação e da cultura

Compartilhe essa postagem com outras pessoas...

O vereador Valdemir Dias (PT) vem consolidando, cada vez mais, a atuação do seu mandato na defesa da educação e cultura. Durante seu discurso na sessão ordinária desta sexta-feira(29), o vereador reforçou o seu apoio às duas categorias.

Cobrança pelo fim do corte salarial – Valdemir voltou a criticar a Prefeitura Municipal pelos cortes da gratificações dos profissionais da educação. Apesar dos requerimentos do vereador cobrando a revogação dos cortes, assim como a reposição salarial do mês de abril, a Prefeitura manteve a medida e os salários dos professores, referentes ao mês de maio, tiveram voltaram a ter redução de até 70%.   “Repudiamos tal atitude da Prefeitura de Vitória da Conquista porque não há motivo para esse corte”, afirmou o edil.

Valdemir foi o primeiro parlamentar a denunciar os cortes. A denúncia foi feita através das suas redes sociais no dia 30 de abril. Logo em seguida, no dia 04 de maio, o vereador promoveu um live para apresentar “a verdade sobre o corte salarial” e reuniu professores da rede municipal que relataram a situação da categoria diante da redução dos salários. No dia seguinte, 05 de maio, o parlamentar protocolou o requerimento exigindo a suspensão dos cortes e a reposição salarial. A temática foi levada à Câmara por meio de audiência pública, realizada no dia 19; mas a Secretaria Municipal de Educação e de Administração não compareceram. A ausência foi considerada pelo vereador como “desrespeito aos profissionais da educação”.

Na defesa dos profissionais da cultura – Valdemir também encabeçou o debate sobre o apoio emergencial aos profissionais da cultura de Vitória da Conquista. A discussão  foi iniciada com um live e resultou em um conjunto de propostas apresentadas  pelo vereador à Prefeitura.

Na última terça-feira(26), foi realizada um audiência pública virtual, também proposta pelo edil,  para ampliar a discussão. A audiência, que pode ter sido a primeira ação no Brasil após a aprovação da  Lei 1.075/2020 (Lei Aldir Blanc), contou com a participação de artistas de diversas linguagens, do Conselho de Cultura e dos deputados Marcelino Galo e Jorge Solla, que pontuaram as ações a nível estadual e federal para o setor.

Já na sessão ordinária de hoje (29), Valdemir afirmou  que seu mandato vai monitorar a execução da lei e espera agilidade na distribuição dos recursos aos artistas. “Vamos acompanhar de perto”, falou.

 

 

 

  • mginformatica1
  • manoelimportadosred

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz