Dois momentos merecem replay nas falas dos vereadores
O vereador Fernando Vasconcelos (Jacaré) teceu elogios ao governador do Estado, chegando ao ponto de afirmar que se trata do melhor governador do Brasil, e citou obras em andamento e outras que ainda serão iniciadas no nosso município.
O que chama a atenção na sua fala é o tom dramático (enfático) de quem defende o político Rui Costa com paixão. É uma forma de expressar sua opinião e não há nada de errado nisso. Pelo contexto, percebe-se que um dos principais critérios usados para chegar a essa conclusão é o entendimento de que o governador tem agraciado a cidade com diversas obras importantes. E é verdade! Talvez, ainda não seja o suficiente em relação à sua importância para a região e para o estado, mas…
Fala de Fernando (Jacaré) Vasconcelos (1:00:57 – 1:02:31)
“Sr. Presidente, nosso governador Rui Costa, como eu sempre gosto de dizer: o melhor governador do Brasil, referência de trabalho. E Conquista não para. São grandes investimentos. São grandes obras aí nos distritos, levando água a nossa zona rural. É fundamental estarmos cobrando, nós, enquanto vereadores, deputados, trazer grandes benefícios para a nossa comunidade. Temos que destacar aqui toda estrutura, apesar do momento grave que estamos vivendo de pandemia, momento financeiro. Nosso governador Rui Costa tem sido implacável, junto né? Os investimentos, a exemplo aí de uma das grandes obras, que iremos entregar esse ano ainda a CASE: essa casa de acolhimento do menor. Uma fundamental obra de investimento que há anos lutamos por isso. Está próximo de ser entregue, inclusive com a via de acesso, aí perto da saída da Barra. Uma das grandes obras, inclusive nós iremos marcar até uma visita, agora no 2º semestre também, que é a Barragem do Catolé. Um grande investimento. Uma grande obra. Água para Conquista pelos próximos 30 anos. Isso mostra a preocupação, agora, claro, também aí, a ansiedade da zona oeste, que é a questão da Lagoa das Bateias. Uma obra do ex-prefeito José Raimundo, que ao longo desses anos está abandonada. Que agora o governador da Bahia vai, com investimentos, com planejamento fazer um grande investimento, nesta lagoa tão importante para a nossa zona oeste, para Vitória da Conquista…” (grifo nosso)
Do segundo momento, tem-se que reconhecer a fala infrutífera de culpabilidade ao “vírus comunista chinês”, pelas mortes ocorridas no Brasil. Talvez as mortes ocorridas no Brasil possam ser esclarecidas após a conclusão dos trabalhos da CPI da Covid-19, se a Comissão Parlamentar de Inquérito for mais técnica e menos espetaculosa.
Quanto à vacinação, no Brasil, na Bahia e em Conquista, ainda é deficitária. Já poderíamos ter um número muito maior de pessoas imunizadas. Isso se deve a questões diversas, e uma delas é o acréscimo de “má vontade” à burocracia. Desinformação proposital e sistematizada – forma bonita de dizer que existe a disseminação orquestrada de fake news – é outro fator que catalisa o prolongamento da crise sanitária existente.
Fala de Ivan Cordeiro (1:04:16 – 1:05:06)
“…Infelizmente, a saúde da Bahia está na UTI. Por outro lado, eu gostaria de registrar aqui que o governo federal já distribuiu mais de 100 milhões de doses de vacinas, e alcançamos ontem mais de 50 milhões de brasileiros que tomaram a primeira dose da vacina contra o Covid. Então, parabenizar o governo federal; também a nossa Secretaria de Saúde, que tem dado celeridade a essa vacinação. Que vivemos um momento muito triste; mais de 470 mil mortes da pandemia por conta do vírus comunista chinês, que tem deixado muitas famílias enlutadas, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Essa é a minha fala de hoje. Muito obrigado a atenção de todos”. (grifo nosso)
Veja as falas da sessão na Câmara: