Em um primeiro momento, pelo senso comum, há de se pensar que a superlotação é motivada pelos mesmos fatores de sempre: falta de investimento no setor de saúde; ineficiência na gestão das unidades hospitalares; sobrecarga devido ao envio de pacientes de outros municípios, inclusive dos que nem fazem parte do conglomerado assistidos por Vitória da Conquista etc. Mas, mesmo existindo ainda alguns desses fatores, os motivos atualmente são outros.
A diminuição de leitos hospitalares em outras unidades do município, que também atendem pelo Sistema Único de Saúde – SUS, e a deficiência no atendimento de procedimentos de menor complexidade nos postos de saúde da cidade está sobrecarregando ainda mais o HGVC. Pelo menos, é o que defende a administração do HGVC, conforme nota pública encaminhada à imprensa nesta quarta-feira (7), que publicamos integralmente abaixo.
A reportagem do Blitz Conquista esteve em algumas unidades de saúde do município nos últimos dias e também conversou com alguns populares sobre os serviços. Constatou que há queixas procedentes, assim como vem denunciando outros veículos de comunicação locais, nas últimas semanas. Por exemplo, há unidades em que o usuário não encontra médico quando precisa de atendimento.
Outro fator que contribui para elevar a insatisfação popular com o serviço de saúde prestado está na confusa vacinação de H1N1. Em vários postos da cidade, em um dia desta semana, por volta das 10h00, o estoque de vacinas havia acabado. Em um dos postos da zona oeste, funcionários informaram que chegaria mais vacina, mas não se sabia em que momento, ou que dia iria acontecer. Em outra unidade, também da zona oeste, a vacina acabou mais ou menos no mesmo horário. Aos usuários que pediam informação de quando poderiam retornar, nesta última, foi dito que retornassem à tarde para pegarem senha a partir das 13h00. Logo após o meio-dia, formou-se uma fila no local. No entanto, às pessoas que permaneceram ali por algum tempo, foi logo avisado que naquele dia não seria possível mais vacinar no local.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Complexo Hospitalar Geral de Vitória da Conquista vem, por meio da presente nota, esclarecer as questões que foram levantadas em relação à superlotação da Emergência da unidade. Para além do fechamento de 20 leitos Covid da Santa Casa contratados pela Secretaria Municipal de Saúde, a superlotação da Emergência se deve, também, ao fato de que o HGVC está tendo que dar suporte a pacientes com perfil de baixa complexidade, oriundos dos Postos de Saúde que não têm funcionado de maneira adequada. Portanto, muitos dos pacientes que se encontram no corredor da Emergência estão aguardando procedimentos simples – como endoscopia digestiva, ultrassonografia e exames de laboratório – por não estarem conseguindo ser assistidos pela Atenção Básica do Município. Aproveitamos o ensejo para salientar que, apesar da quantidade elevada de pacientes presentes na unidade, todos estão sendo devidamente assistidos, ainda que grande parte deles não corresponda ao perfil de atendimento do HGVC.
Atenciosamente:
Assessoria de Comunicação/HGVC
Indyra Castro Gomes – DRT- 5035/BA
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