Por Paulo Nunes
Promessa de campanha do atual governo municipal, desde as eleições de 2020, o loteamento Renato Magalhães seria totalmente pavimentado com recursos do FINISA II, a Câmara Municipal aprovou projeto de mais de 100 milhões de reais, para que a Prefeitura executasse a obra. Todavia, a realidade foi outra, obra dada como concluída, o loteamento inteiro estaria pavimentado.
O mês junho chega e os moradores do Renato Magalhães notam que as máquinas bateram em retirada e algumas ruas do loteamento não foram pavimentadas. A partir disso, alguns moradores procuram a liderança comunitária da região, ex-vereador Moisés Santos, popular Dida, esse começa a procurar explicações junto ao poder público municipal buscando informações sobre o problema.
O líder comunitário organiza uma reunião com os moradores do loteamento e leva o líder do Governo Municipal, vereador Chico Estrela para que esse ouvisse os moradores e encaminhasse uma possível solução do problema. Moradores afirmaram que o ex-prefeito em campanha eleitoral de 2020, prometeu a pavimentação do bairro inteiro, garantindo que possuía os recursos do FINISA. Para Dida, promessa de campanha tem que ser cumprida e conclama à Prefeitura à conclusão da obra, por dois motivos básicos: trata-se de corredor de transporte e principalmente porque houve o dinheiro para a execução total da obra.
Na Câmara de Vereadores, exatamente no dia 6 de junho de 2021 o vereador Nildo Freitas faz o seguinte pronunciamento:
Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada na manhã desta sexta-feira, 4, por meio do Sistema de Deliberação Remota (SDR), o vereador Nildo Freitas (PSC) aproveitou para esclarecer alguns comentários que surgiram sobre a pavimentação do bairro Renato Magalhães. Ele explicou que todo bairro será pavimentado pela Prefeitura Municipal. “Estive em diálogo com o secretário municipal de Infraestrutura, Jackson Youshiura, e ele me garantiu que todo o bairro será contemplado com a pavimentação”, afirmou o vereador. Nildo esclareceu ainda que algumas ruas seguem sem a pavimentação devido a obras de drenagem e explicou que, após essa etapa, essas vias serão pavimentadas.
Balde de água fria
No dia 18 de Junho o vereador Nildo Freitas foi mais cauteloso, já não afirmava a garantia do secretário Jacson, ouça:
Apesar do pronunciamento do vereador Nildo Freitas, ainda no início de junho, categórico em afirmar que o Secretário da pasta Jackson Youshiura, garantira a conclusão da obra, enfim, exatamente 52 dias após disse o seguinte: o que houve foi um erro de comunicação na elaboração do projeto, quando foi colocada apenas uma parte do bairro “Infelizmente isso ocorreu e agora a prefeitura não dispõe de recursos para realizar o restante da obra, sendo necessário para isso um novo financiamento ou emenda parlamentar em torno de R$ 4 Milhões”.
Agora todos sabem, a Prefeitura gastou errado a verba, erro de comunicação no projeto e conversa pra boi dormir, uma secretaria que executa obras que comete erros bestiais dessa natureza, não pode construir um barracão. Presume-se que engenharia antes de tudo é cálculo, uma secretaria que não sabe calcular metragem, quantidades de insumos, hora trabalhada e tempo da obra, não pode ser considerada uma secretaria de infraestrutura, mas sim, secretaria de desestrutura. Por fim, o povo do Renato Magalhães não terá a obra concluída.