Destaque Política

Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia entrega Casa de Farinha Móvel para agricultoras de Vitória da Conquista


A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) entrega neste sábado (07), às 14h, uma casa de farinha móvel para a Associação de Agricultores Familiares e Trabalhadores Rurais de Salitre Cortesia e Campo Grande, no município de Vitória da Conquista. O ato de entrega do equipamento contará com a participação da titular da pasta, secretária Julieta Palmeira.

A Casa de Farinha Móvel tem capacidade para processar 250 quilos de mandioca por dia, com uma produção diária de oito sacas de farinha de 50 quilos. O equipamento é fruto de Emenda Parlamentar da deputada federal Alice Portugal (PCdoB) e integra o projeto Casa de Farinha Móvel/Mulheres Produtivas, que tem como objetivo promover a autonomia econômica de mulheres rurais. Entre o público alvo estão agricultoras, mulheres pertencentes a assentamentos da reforma agrária, comunidades quilombolas, de terreiro e comunidades indígenas.

Ao todo já foram entregues 14 equipamentos. Antes de receber a casa de farinha móvel, a comunidade beneficiada passa por uma formação organizacional e gerencial, com orientações sobre gestão associativa, econômica e financeira, economia popular e solidária, políticas públicas para mulheres rurais e de enfrentamento à violência contra as mulheres, cidadania, além de orientações sobre o uso do equipamento.

A Associação de Agricultoras

Fundada em 2009, a Associação de Agricultores Familiares e Trabalhadores Rurais de Salitre Cortesia e Campo Grande reúne 46 famílias e possui parceria com a Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB), com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a Embrapa para a introdução do cultivo de variedades de mandioca, a exemplo da Poti Branca, por meio de doação de manivas para plantio. A expectativa é aumentar a produção em cerca de 15%, com produtividade média de 23 toneladas por hectare.

A secretária da SPM-BA participará, também, da solenidade de inauguração do Centro de Apoio à Mulher em Situação de Violência (CAMVI) no município de Poções, às 18h, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Poções.

Fonte: Secom – Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados