Destaque Opinião e Artigos

Na política de Vitória da Conquista hoje, acontece de tudo, inclusive nada.

As pessoas estão me cobrando para falar sobre a política de Vitória da Conquista. 

A política de Vitória da Conquista no tocante ao governo municipal, ela vive uma letargia, porque diante da pandemia nós temos em Vitória da Conquista uma oposição que não está agindo muito. Talvez porque os 3 deputados de oposição que nós temos em Vitória da Conquista são deputados importantes no sudoeste da Bahia, na Serra Geral também e que, às vezes, como a Assembleia Legislativa funciona de segunda a sexta ou, pelo menos, de terça a sexta, os deputados realmente têm um tempo pequeno para dividir por tantos municípios. Caso do deputado Jean Fabrício, do deputado Waldenor Pereira e o deputado José Raimundo. 

Entretanto, Vitória da Conquista tem a Câmara de Vereadores. Que tem ali cerca de 7 ou 8 vereadores de oposição que fazem naturalmente o que devem e o que podem fazer no momento. 

E a situação que vive é uma situação ambígua porque não se sabe quais vereadores apoiam a prefeita e nem quais são contra. Parece-nos que a coisa depende muito da conveniência. 

Nós tivemos um caso escabroso em Vitória da Conquista, onde a Polícia Rodoviária apreende os animais, deixa-os num curral, cuja responsabilidade da alimentação e da guarda desses animais é do município de Vitória da Conquista. E a informação que nos chegou é que 3 animais morreram de fome. Isso é um absurdo. Nos estranha, e, às vezes, não nos estranha, de que parte da imprensa de Vitória da Conquista não tenha dado nenhum ouvido a isso. 

Talvez, considere mais importante uma briguinha de rua, uma “bobaginha” dali. A chuva, o sol, e quem sabe, às vezes, a peneira. 

Ora, se nós não temos o cuidado com quem não tem condição de sobreviver, de se alimentar, que é um animal preso. Você imagine como nós vamos pensar naqueles que, pelo menos hipoteticamente, tenham condições de se alimentar, que são os pobres, né? 

Então, o que é que acontece em Vitória da Conquista hoje? Vitória da Conquista tem uma organização civil tradicional, de Rotary, Lions, União Espírita, igrejas evangélicas, católicas e tal, que são instituições que, em tese, cuidam da população na medida do que podem. E tem o poder público estabelecido, que é a prefeitura municipal de Vitória da Conquista, que tem hoje um orçamento de 1 bilhão de reais para poder gastar e gastar bem com o povo de Vitória da Conquista. 

Não é demais eu dizer aos senhores que até a coleta de lixo em Vitória da Conquista é seletiva. Existem alguns bairros que a sujeira impera. Vitória da Conquista é uma cidade que tem uma iluminação precária. Eu estou falando precária, porque eu estou dizendo que Vitória da Conquista não se resume à avenida Olívia flores ou bairro Recreio e Candeias. Vitória da Conquista é muito maior que isso. Mas é claro, como em todo lugar do mundo, que nas fotografias dos blogs, dos jornais e da televisão se mostre sempre a nossa bela Praça da República. Que o meu amigo José Pedral resolveu mudar para praça Tancredo Neves, que é a única discordância, quer dizer, eu tenho outras discordâncias com ele, mas essa era a principal. Então, para mim, aquilo ali continua sendo a Praça da República. Mas ele é um lindo cartão postal de Vitória da Conquista. Então, tudo em Vitória da Conquista se resume a aquilo ali? Avenida Olívia flores, onde se gasta dinheiro, dinheiro, dinheiro, para embelezá-la cada vez mais. 

 Não diria agora, que a avenida Olívia Flores não devesse ter cuidado, mas eu sou preocupado, muito preocupado, com aquela saída da Olívia Flores que vai em direção à Luiz Eduardo Magalhães. Os senhores já observaram o tamanho do buraco daquele esgoto pluvial junto ao posto de gasolina? No mínimo, a prefeitura deveria botar um gradil ali. Não era? Para evitar… Se o carro perder direção ali, morre todo mundo. E mesmo as pessoas que andam por ali. Vamos imaginar que haja uma confusão naquela confluência. Alguém pode escorregar e cair ali… Não têm preocupação nenhuma. 

E eu não estou falando também da Bela avenida Jadiel Matos, que é aquela avenida dos campinhos. A Prefeitura faz de conta que aquilo não existe, mas com 10% do dinheiro gasto na Olívia Flores se arrumaria também aquela avenida. E quando eu chamo atenção para aquela avenida, quero dizer que meu amigo Diguinho foi comigo. Nós filmamos o cemitério dos campinhos e filmamos aqueles bairros perto dos Campinhos, mas eu não sei o que que houve com a máquina dele, que ele não me mandou esses vídeos até hoje, tem mais de 1 mês ou 2. Então a Vitória da Conquista precisa ser mostrada aos conquistenses, exatamente no lado onde ela carece do trabalho da prefeitura. 

Ora, não foi tão bonito o prefeito Guilherme Menezes criar um bairro chamado Vila América. Quem não conhece o Vila América, eu convido a conhecer. Então, aquele bairro Vila América hoje, que tem tudo: tem farmácia, tem supermercado, tem posto de saúde, tem creche tem ginásio, tem tudo. Tudo feito por Guilherme Menezes e José Raimundo Fontes. Criaram um bairro inteiro na cidade. Deram oportunidade às pessoas pobres a construírem suas casas. Os terrenos são valorizados hoje lá. A iluminação é ruim ainda. Mas tem pavimentação, tem esgoto, tem água encanada, tem tudo. 

Nesses outros bairros que eu estou falando da periferia tem tudo isso, menos asfalto, menos a iluminação boa. Não é? Como é o caso do Cidade Modelo. Eu tenho uma gravação do Cidade Modelo, de uma reunião da associação de moradores, onde uma pessoa dizia que era para se votar na chapa que venceu as eleições, porque em janeiro ou fevereiro, o Cidade Modelo seria todo pavimentado. 

Eu esperei fevereiro, março, abril, maio, junho. Estou falando isso no dia 29 de outubro. Nada, absolutamente nada, foi feito lá, mas não é só lá que precisa. 

Conveima (I) recebeu asfalto. Não se sabe direito se foi do Finisa, ou se foi da Perimetral. Não se tem certeza. Mas, é só na parte principal. Aquele bairro se chama Jatobá. E carece também desse cuidado da prefeitura. 

Eu não posso aqui ficar passando a mão na cabeça de ninguém. Eu quero saber o seguinte. Se foi pra desfazer, por que que fez? Alguém tem que se virar para melhorar a situação do povo de Vitória da Conquista. E aí, eu ia falar uma outra coisa, mas é como o rapaz da bíblia disse: uma coisa puxa outra. Eu farei um outro vídeo, então, mas eu quero mostrar isso para Vitória da Conquista: que ela não pode viver exclusivamente de 3 deputados de oposição, de bancada de vereadores de situação e de oposição, da prefeita municipal e seus secretários. 

É preciso que a sociedade cobre mais, exija, presta atenção no dinheiro gasto. Para que depois não venha se arrepender. Eleição tem de 4 em 4 anos, mas é uma tolice alguém achar que você resolve o problema de uma eleição perdida com outra ganha adiante. 

Não são 4 anos que você perde, quando você erra. Você pode ter certeza de que você perde muito mais do que isso. 

* O vídeo deste comentário pode ser visto no link: https://youtu.be/-BWkiMaPx2U

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados