Abrir espaço para novas vozes e inspirar ouvintes das mais diversas formas são missões da Uesb FM com o projeto “Uesb Comunidade”. Ativa desde 2018, a proposta é que entidades sociais e comunidade acadêmica possam produzir programas difusores de conhecimento nas mais diversas áreas.
Neste ano, a emissora passa a contar com cinco novos programas colaborativos em sua grade. Às segundas, 13 horas, o ouvinte confere o “Conquista em Movimento”, do Instituto de Desenvolvimento Humano e Ação Comunitária (Idac). Nas terças, às 13 horas, vai ao ar “OAB Essencial”, falando sobre justiça e o papel da advocacia. Nas quartas, às 13 horas, “O som da Joinha do Sertão”, produzido por estudantes dos cursos de Cinema e Audiovisual e de Jornalismo, chega para falar de cultura regional.
Encerrando a semana, o programa “Identidade” vai dar visibilidade a pautas da comunidade LGBTQIA+, sempre às 13 horas, nas sextas. Aos sábados, o Estúdio See On apresenta “Rádio Griot Digital”, às 10 horas, uma atração com foco na diversidade da produção musical em diferentes partes do mundo.
Diálogo social e cultural – Aberto a diversas entidades sociais, o projeto contará, neste ano, com a colaboração da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Vitória da Conquista. Segundo a presidente do órgão e professora do curso de Direito da Uesb, Luciana Silva, o “OAB Essencial” reforça a missão de manter diálogo com a sociedade. “O programa tem o objetivo de valorizar a advocacia e difundir direitos que são tão importantes para a construção da cidadania. Para a OAB, esse espaço na Rádio Uesb é mais uma forma da instituição estar dialogando com a sociedade, promovendo direitos, levando informações e, principalmente, difundindo a valorização da advocacia”, destaca.
Quem também faz sua estreia na programação é o programa “O som da Joinha do Sertão”. Misturando o passado e o presente para falar de cultura, “o objetivo é fazer um panorama cultural de Vitória da Conquista, tanto de manifestações mais tradicionais e religiosas quanto as mais contemporâneas”, conta Gabriel Brito, estudante de Cinema e Audiovisual e um dos idealizadores do programa. Fruto de uma experiência em sala de aula, o discente antecipa que a atração incluirá não só questões do Cinema, mas vai passear por diversos territórios culturais que, misturados, contam a história e a realidade da Joia do Sertão: “é também uma missão que a gente tem com a cultura da cidade”, finaliza.
Democratização – Integrante do Sistema Uesb de Rádio e Televisão Educativas (Surte), a Uesb FM tem a proposta de abrir, cada vez mais, espaço para toda a sociedade. Operando em Vitória da Conquista e Jequié, a emissora alcança ouvintes nos municípios da região Sudoeste da Bahia e do Norte de Minas Gerais.
Para o assessor geral de Comunicação da Universidade, Rubens Sampaio, o “Uesb Comunidade” é uma forma de dar voz a novos sujeitos e suas demandas sociais. “Para nós, é um aprendizado muito grande poder abrir esse espaço e dar aos cidadãos e cidadãs o que lhe é de direito. O foco na continuidade desse projeto, que começou em 2018, é exatamente esse: ampliar, cada vez mais, a participação social, a inclusão e dar voz aos diferentes sujeitos da comunidade”, defende.
As estreias dos programas aconteceram a partir dessa segunda, 21, e segue até o sábado, 26. Todas as atrações são reprisadas, no mesmo dia de exibição, às 22 horas. Para ouvir a programação da Uesb FM, sintonize 97,5, em Vitória da Conquista, 106,1, em Jequié ou ouça, ainda, pela internet e pelo aplicativo.
Fonte: UESB FM – Patrick Moraes