Cozinheiros e auxiliares de cozinha que atuam no Grupo LemosPassos em Vitória da Conquista irão participar da Oficina de Sabores, que teve início dia 5, e segue até 7 de julho. Com o projeto, a empresa, referência nacional em produção de refeições coletivas, busca promover o aprimoramento constante das técnicas praticadas nas cozinhas onde atua e ampliar o repertório dos profissionais na execução dos cardápios. Na cidade, estes profissionais são responsáveis pelo fornecimento de cerca de 5.000 refeições por dia para indústrias, hospitais e complexo de segurança.
“Ao aceitarem o nosso convite, estas pessoas toparam investir no bem precioso, o conhecimento. A Oficina de Sabores tem módulos teóricos e práticos, e nesta edição vamos produzir molhos, caldos, fundos e bases de cozinha”, explica Jesus Almeida, Chef Consultor em Gastronomia do Grupo LemosPassos.
O chef ressalta que as chamadas “bases de cozinha” podem ser produzidas com ingredientes que, na maioria das vezes, as pessoas acabam descartando. “Por falta de conhecimento, desperdiçam partes dos alimentos que são ricos em nutrientes, dão mais sabor, modificam a textura e o aroma dos alimentos. Dão um toque especial aos pratos”, reforça o especialista.
A capacitação, que acontecerá na Cozinha do Hospital Afrânio Peixoto, inclui ainda técnicas para evitar desperdício, promovendo redução de lixo orgânico, orientações sobre higienização de alimentos e do ambiente de trabalho e, também, segurança na cozinha. “Realizamos este trabalho em outras cidades onde atuamos e vimos que se torna uma rica experiência de troca. Eles compartilham o que já sabem e executam as novidades apreendidas na aula”, recorda Jesus Almeida.
Quarta empresa no ranking nacional da Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas (Aberc), o Grupo LemosPassos tem mais de 60 anos de atuação no segmento, e ao longo desses anos sempre investiu em inovação dos processos de produção, qualificação de equipe e em novas tecnologias, com o objetivo de fornecer uma refeição nutritiva e saborosa nos nove estados onde atua. Atualmente, produz mais de 6 milhões de refeições/mês.