Neste final de semana, uma ocorrência registrada por policiais militares da 77ª CIPM, no bairro Urbis VI, em Vitória da Conquista, destacou-se entre as notícias policiais.
Um jovem de 16 anos, foi alvejado com dois tiros em uma festa quando conversava com um amigo. A princípio não houve relato de qualquer fato motivador relacionado ao comportamento ou atitude do jovem durante o evento.
A vítima relatou aos policiais que o atirador teria se aproximado e questionado o motivo de o jovem estar com a sobrancelha raspada. Em seguida deflagrou quatro disparos.
Os colegas que estavam com a vítima o colocaram em um veículo e o conduziram até o Hospital Geral de Vitória da Conquista.
A famosa riscadinha com navalha na sobrancelha tem origem polêmica. Geralmente relacionada à criminalidade, pode ter 3 significados associados ao mundo do crime: um ladrão se identificando ao grupo, um traficante também se identificando ao grupo ou um usuário de drogas.
O que se sabe também é que virou moda e muitos jovens, mesmo sem vínculo com a criminalidade ou drogas, estão usando. Talvez, neste caso, assim como em muitas outras situações, caiba a máxima de César, em que a ideia é: Não basta ser, é preciso parecer.
Esse comentário não visa atribuir a culpa sobre episódio à vítima. É certo que nenhum cidadão pode atribuir a si mesmo o direito de matar outra pessoa. Entretanto, o episódio romano faz considerar a possibilidade de reflexão.
FONTE: Ascom – 77ª CIPM.