Acidente grave ocorrido por volta das 14h00 desta segunda-feira, no cruzamento entre a avenida Franklin Ferraz e a rua Pr. Waldomiro Oliveira, no bairro Candeias, serve como mais um alerta para que os órgãos responsáveis pelo trânsito na cidade de Vitória da Conquista tenham mais atenção com este local e também outros tantos da cidade que constantemente são cenários de tragédias.
A reportagem do Blitz Conquista já registrou inúmeras ocorrências no local. São colisões envolvendo motos, veículos de passeio, ônibus coletivo.
As imagens feitas pela reportagem do Blitz Conquista deixam claro que a colisão foi muito grave.
Em conversa com a reportagem do Blitz Conquista, um popular informou que em uma ocorrência anterior, no mesmo local, havia questionado aos agentes de trânsito que atendiam àquela ocorrência o porquê de a Prefeitura não intervir no local instalando quebra-molas. Segundo o popular, a resposta foi que os moradores da região deveriam fazer um abaixo assinado e encaminhar para a Prefeitura.
Em ocasiões como essas o cidadão comum é tomado pelo sentimento de abandono e desprezo. Pois, se os acidentes não fosses do conhecimento das autoridades, aí sim, seria necessária uma ação do povo no sentido de dar ciência a quem de direito. Mas, não é esse o caso.
Os acidentes, graves ou não, ocorridos em qualquer lugar do município, via de regra, são assistidos pelo Simtrans. Havendo vítimas, entram em ação o Simtrans, Polícia Militar e SAMU. Existem dados que podem facilmente ser consultados para viabilizar políticas e estratégias que visem melhorar as condições de trafegabilidade, de maneira que os pontos críticos sejam melhorados. Também os diversos veículos de imprensa locais registram praticamente tudo o que ocorre no trânsito.
Informar o morador de que, para viabilizar a instalação de quebra-molas no local em que o risco de acidente é grande e que tem feito muitas vítimas, faz-se necessário um abaixo assinado, não tem sentido.