A Secretaria da Educação do Estado está realizando a renovação de matrícula para o ano letivo de 2023. O processo segue até o dia dois de dezembro e deve ser feito na própria escola em que o estudante vai concluir o ano letivo de 2022.
O aluno com dezesseis anos de idade ou mais pode fazer a própria renovação. Para os que têm idade inferior, o procedimento deve ser feito pelos pais ou responsáveis.
No momento da renovação é feita uma triagem de documentos e, caso não exista nenhuma pendência, o estudante assina o termo de renovação, que logo é validado no sistema.
O superintendente de políticas para a educação básica do estado, Manoel Calazans, ressalta a importância da atualização dos dados dos estudantes.
Nós temos a renovação que é feita na própria escola, onde o estudante manifesta para a gestão da escola, para a secretaria escolar, o desejo de permanecer na mesma escola. Isso é superimportante, porque atualiza também os dados do estudante. Então é importante levar um comprovante de residência, atualizar o telefone de contato com a família, ou, até mesmo, entregar algum documento que porventura no início do ano ficou pendente, como o histórico escolar, uma comprovação de escolaridade .
O aluno que deseja mudar de turno deve verificar a existência de vaga na escola. O superintendente explica que o processo também é feito de forma simples .
Se o estudante quiser mudar de turno, ele pode combinar com a escola. Muitas vezes o estudante consegue um estágio pela manhã. Quer mudar para a tarde, mas permanecer na mesma escola. Também é possível. Faz essa mudança de turno. Se um aluno da rede estadual mais na frente quiser mudar de escola, no período oficial de matrícula que vai acontecer em janeiro, ele pode ser transferido dentro da própria rede.
O estudante que não renovar a matrícula até o dia dois de dezembro só vai poder solicitar uma nova vaga em janeiro de 2023, seguindo o calendário da Secretaria da Educação do Estado, junto com os alunos que vêm das escolas municipais e particulares para a rede estadual de ensino.
Nós temos dois processos de matrícula: um processo que acontece agora, que é renovação, que é exclusivo para os alunos que estão matriculados na rede estadual no ano letivo de 2022. E em janeiro, nós realizamos a matrícula para os estudantes novos, os estudantes que são oriundos das redes municipais e oriundos também da rede particular.
Com informações da Secom – BA