O cadastro único para programas sociais do governo federal contará agora com a base de dados integrada do cadastro nacional de informações sociais, o CNIS. A inserção dos dados do CNIS vai qualificar as informações do cadastro único e melhorar a formulação, a implementação, a avaliação e o monitoramento de políticas públicas sociais. O Cadastro Único, ou CadÚnico, é a porta de entrada para mais de 30 programas sociais no país. Já o CNIS é um sistema que reúne mais de 80 bilhões de registros administrativos. Entre os registros estão informações como nascimento, óbito, número de CPF e informações atualizadas de renda, como; vínculos empregatícios e benefícios previdenciários e assistenciais pagos pelo INSS. Com a integração, a renda registrada pelo CNIS vai direto para o cadastro único evitando pagar benefícios para quem não precisa. O objetivo, segundo o ministério do desenvolvimento social é que programas sociais como o bolsa família, tarifa social de energia elétrica e outros, possam chegar para quem realmente precisa. Outra vantagem da integração será uma maior agilidade na análise de novas solicitações de benefícios sociais. O ministério do desenvolvimento social informou que vai realizar a atualização dos dados de renda dos registros do CNIS a partir de junho deste ano.
-
Compartilhe
Governo reforça banco de dados do CadÚnico
Pode ser do seu interesse
Operação Contragolpe: Detalhes da ação da Polícia Federal no dia 19/11/2024
Plano de golpistas visava a morte de Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes e foi discutido na residência de Braga Netto.
A operação realizada na terça-feira (19/11) ocorreu sob permissão de Moraes, após leitura de relatório entregue pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal. O relatório continha informações obtidas a partir da análise de resultados da operação ‘Tempus Veritatis’ realizada em fevereiro deste ano. Antes das sete da manhã do dia 19, a PF já havia...
MTE resgata seis trabalhadores em trabalho análogo à escravidão na Bahia
Operação conjunta realizada entre os dias 11 e 13 de novembro pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), identificou jornadas exaustivas e falta de direitos trabalhistas em Salvador e Lauro de Freitas.
Seis trabalhadores foram resgatados em condições análogas à escravidão em Salvador e Lauro de Freitas, na Bahia. A ação foi realizada entre os dias 11 e 13 de novembro pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em...
ECONOMIA: Senacon recomenda pesquisa prévia para evitar armadilhas na Black Friday
De acordo com Secretaria, planejamento é arma contra fraudes. Comparação do histórico de preços é indicada para que o consumidor não seja enganado com falsos descontos. Governo Federal intensificará fiscalização.
Com foco nas promoções da Black Friday, que ocorre no próximo dia 29 de novembro, a Senacon, Secretaria Nacional do Consumidor, divulgou recomendações para que os consumidores garantam vantagens reais e não sejam enganados com falsos descontos.
Segundo a Senacon, é...
© Corpo de Bombeiros de Santa Catarina/Divulgação
Os bombeiros de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina, atenderam uma ocorrência de incêndio em residência na manhã deste domingo que, horas depois, virou assunto nacional. Isso porque, a residência em questão é de Francisco Wanderley Luiz, 59 anos, conhecido como Tiü França. Ele foi o autor das explosões em frente ao Supremo Tribunal Federal, em Brasília, na última quarta-feira (13).
Segundo o Corpo de...