Com o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Fala sério, radialista! Aspectos da linguagem coloquial em programas radiofônicos em Vitória da Conquista”, a egressa do curso de Jornalismo da Uesb, integrante da equipe de comunicação da Universidade, Leiane Oliveira foi premiada no 23º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (Intercom Nordeste). O evento aconteceu na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), entre os dias 20 e 22 de junho em Campina Grande, na Paraíba.
Premiada na categoria “Reportagem em Áudio/Radiojornalismo Avulso”, após ser finalista entre mais de 400 inscritos, Oliveira comemora o resultado. “É indescritível a alegria de ter o meu trabalho entre os cinco melhores do Nordeste, na minha categoria. Só estar entre uma das finalistas na etapa regional já era motivo de comemoração. Estar agora na etapa nacional não tem preço”.
O resultado da egressa coloca o curso de Jornalismo da Uesb em destaque, como aponta a coordenadora Carmen Carvalho. “Esse prêmio é o reconhecimento do trabalho realizado no curso de Jornalismo da Uesb. Além disso, na categoria Projeto de Extensão, ficamos entre os cinco melhores do Nordeste”.
Para o professor Dirceu Góes, orientador do TCC, o mérito é todo da ex-aluna que sempre foi comprometida com os estudos. “Na banca, o trabalho dela obteve nota 10, então eu provoquei a inscrever o trabalho no Intercom Nordeste. Eu sabia que viria uma premiação boa, pois ele foi logo classificado entre os cinco primeiros. Não foi nenhuma surpresa o primeiro lugar e isso é bom porque projeta o curso de Jornalismo da Uesb para o Nordeste”.
Finalista – A ação extensionista “Jornalismo como Forma de Transformação Social no Combate à Desinformação”, com as produções dos estudantes do curso divulgadas no site Avoador, também foi finalista da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). A seleção indica os melhores trabalhos realizados por estudantes e professores dos nove estados da região Nordeste.
Coordenado pela professora Carmen Carvalho, o produto foi representado no Congresso por Vitor Carlo Oliveira, estudante do 5° semestre de Jornalismo da Uesb. “Nos próximos anos, pretendemos estimular que outros estudantes participem da Expocom e que mais professores (as) orientem trabalhos para esse concurso organizado pelo Intercom. Esse é um prêmio que valoriza a produção de produtos estudantis nos cursos de Comunicação do Brasil”, explica a coordenadora.
Próxima etapa – Com a premiação, Leiane Oliveira se classificou para a etapa nacional do evento, o 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O evento será híbrido e acontecerá entre os dias 29 e 31 de agosto, de forma remota, e de 5 a 8 de setembro, de forma presencial, na Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC-Minas), em Belo Horizonte, Minas Gerais.
“Agora os horizontes se ampliam. Ir representando o curso de Jornalismo da Uesb em que reúne os melhores do Brasil é uma grande honra. É a prova da qualidade do conhecimento produzido na instituição”, comemora.
OUÇA AQUI A REPORTAGEM PREMIADA
Fonte: Ascom – UESB