As inscrições do Programa Garantia já começaram e seguem o dia 10 de setembro. Com o programa, agricultores familiares terão direito a um benefício financeiro caso tenham perda superior a 50% nas lavouras de feijão, milho, mandioca e algodão devido à estiagem ou ao excesso de chuvas.

Além da sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDE), as inscrições podem ser feitas nos  Postos Avançados de Atendimento ao Cidadão(PAACs) de José Gonçalves, Bate-Pé e Inhobim, nos sindicatos de trabalhadores rurais e na BAHIATER, situada no antigo CSU. Para se inscrever, é necessário que os agricultores familiares tenham em mãos Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ou Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ou CPF do primeiro titular da DAP.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Breno Farias, o Garantia Safra é um programa importante, já que grande parte do município está localizado na região do semiárido. “Eles plantam, mas muitas das vezes não temos chuvas suficientes para que a lavoura cresça e produza, o que gera prejuízos “, comentou.

A previsão é de que aproximadamente dois mil agricultores recebam o benefício em Vitória da Conquista, no valor estimado de R$ 1.200 reais e que deve começar a ser pago no final de 2024. Este ano, os agricultores recebem o seguro relativo à inscrição feita em 2022.