Destaque Saúde

Setembro amarelo: como pedir ajuda?

Com o tema “Se precisar, peça ajuda!”, a campanha setembro amarelo acontece durante todo o mês. O psicólogo Wendel de Oliveira Morais explica como identificar e ajudar uma pessoa vulnerável

Com o tema “se precisar, peça ajuda”, a campanha Setembro Amarelo acontece durante todo o mês e evidencia a importância de conversar sobre suicídio para preservar a vida. O psicólogo Wendel de Oliveira Morais, da Força Aérea Brasileira, explica como identificar e ajudar uma pessoa que está em uma situação delicada. 

A gente precisa entender primeiramente que o projeto de suicídio ele é o resultado de uma de uma série de questões né? E resulta de um conflito anterior muito sério e que pode ser prolongado e, até mesmo, por vezes, não ter uma resposta clara. A gente identifica se uma pessoa precisa de ajuda quando aparece no discurso dela relatos da seguinte forma: eu ando pensando muita besteira; ou então, eu acho que minha família ficaria melhor se eu não estivesse aqui; e/ou eu pros outros… eu ando com pensamento ruins. Então, é necessário escutar, não julgar. O mais importante é em primeiro lugar ouvir com atenção o que a pessoa tá sentindo, né? Não julgar, não ter preconceitos e não dar conselhos do tipo: você precisa sair mais de casa, você precisa esquecer isso né? Não fazer comparações, e não rir, não fazer piadas. E, sim, acho que é mais uma postura acolhedora. 

Wendel também destaca que ter uma rede de apoio é importante, mas também é preciso oferecer ajuda profissional. Caso você ou alguém que você conheça quer e precisa conversar, o CVV – o Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio por meio do telefone 188, diariamente e 24 horas por dia. 

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados