Cotidiano Saúde

Obesidade atinge principalmente crianças e adolescentes

O Dia Nacional de Prevenção da Obesidade alerta a população para agir desde cedo contra a doença, que pode afetar pessoas de todas idades, mas os casos aumentaram quase cinco vezes entre crianças e adolescentes. Confira mais na matéria de Larissa Lago.

O dia nacional de prevenção da obesidade alerta a população para agir desde cedo contra a doença. A obesidade pode afetar pessoas de toda idade, porém os casos aumentaram quase cinco vezes entre crianças e adolescentes. Na visão da doutora em nutrição humana, Mariana Melendez o sedentarismo, a falta de atenção e a alimentação de má qualidade são os principais fatores para o aumento de casos. 

 A gente tem vivido num ambiente muito mais sedentário, com pouca atividade física, pessoas cada vez menos se locomovem, e isso desestimula, não estimula o ganho de massa muscular. E também a questão alimentar. Então, alimentação rica em industrializados, em alimentos processados e ultraprocessados, uma alimentação onde a pessoa não está presente ali no momento da alimentação, porque ela está fazendo sempre várias coisas, e essa falta de atenção plena ao se alimentar faz com que a pessoa às vezes coma em excesso, porque não está presente ali na hora da refeição, não presta atenção no que come, uma alimentação desequilibrada, mais pobre em frutas e vegetais, com pouca fibra, com muita gordura. acho que todo esse contexto tem feito com que a população tenha, principalmente crianças, adolescentes, entrem em contato mais cedo com esse tipo de sedentarismo e com uma alimentação de baixa qualidade. 

A nutricionista também ressalta que ter um sono regulado, uma boa alimentação com frutas, verduras e fibras e praticar atividade física são formas eficazes de prevenir a obesidade. 

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados