3º Concerto: Madrigal do IFBA celebra 15 anos de atividades
O terceiro concerto da série Concertos Didáticos celebra o 15º aniversário do Madrigal do IFBA, e é dedicado também ao aniversário de 183 anos de Vitória da Conquista. Obras de César Franck, Caetano Veloso, Elomar Figueira Mello, Guilherme Arantes e José Maurício Nunes Garcia compõem o repertório.
A celebração será realizada no dia 9 de novembro, na Paróquia dos Candeias, às 19h30*.
O Madrigal do IFBA é um Projeto de Extensão em música dirigido pelo maestro Marcos Ferreira. Foi criado com o objetivo inicial de possibilitar a manutenção da prática musical dos estudantes e coralistas egressos da instituição. Atualmente é formado por amigos da comunidade, pais de estudantes, servidores, egressos e estudantes. Apresentou-se na cerimônia de posse da Reitoria do IFBA, em Salvador, em 2010. Em 2012, realizou um concerto na Catedral de Santana, em Feira de Santana/BA. Em Rio de Contas/Chapada Diamantina, fez concertos nas celebrações natalinas em 2010, 2018 e 2019. Em 2018, celebrou dez anos de atividades numa programação dividida em duas etapas: a primeira, em Salvador, durante a I Mostra Cultural do IFBA, com o concerto temático “A Música Baiana no repertório coral”, interpretando obras de Dorival Caymmi, Elomar Figueira Mello, Gilberto Gil, Lindembergue Cardoso, entre outros; na segunda parte das celebrações, interpretou o Glória, de Vivaldi, em concertos realizados em Vitória da Conquista/BA e Rio de Contas/BA. Em março de 2023, o Madrigal se apresentou na Reitoria do IFBA, em Salvador, numa cerimônia que concedeu a Gilberto Gil o título de Doutor Honoris Causa.
*Ao realizar apresentações em igrejas, são consideradas as especificidades do repertório e a adequação acústica comumente encontrada em catedrais. Não há, portanto, nenhuma vinculação do IFBA a religiões.
4º Concerto: Homenagem a Rachmaninoff
O quarto concerto da série homenageia o compositor russo Sergei Rachmaninoff, que completaria 150 anos em 2023, e será realizado no dia 14 de novembro, às 19h30, no Auditório do IFBA.
Para esta apresentação, o projeto convida os pianistas Beatriz Botelho (graduanda da UFRJ), Claudia Cavalcante (regente do coral UESB), Ludwig França (graduando da UFBA), Vladimir Cangussú Júnior (graduado pela UFRJ) e Marcos Ferreira (professor do IFBA), bem como os violoncelistas Gabriela Mello (graduada pela UFBA) e João Omar de Carvalho Mello (mestre pela UFBA).
O pianista e compositor russo Sergei Rachmanninoff foi um dos mais importantes expoentes do romantismo na música de concerto ocidental. Oitenta anos após sua morte, a obra de Rachmaninoff continua viva e influenciando músicos, sendo parte obrigatória na formação de pianistas e regentes em todo o mundo. Suas composições estão presentes em temas de filmes, musicais e animes, o que destaca sua importância não somente entre músicos, mas também entre espectadores. O propósito da homenagem é que, em tempos de guerra, ela contribua para a reflexão de que a paz e a tolerância podem ter alicerce no respeito às culturas dos povos, em especial à arte e à música.
Os dois concertos são abertos a toda a comunidade e tem entrada franca.