Política

Governo Federal retoma atividades do Concidades que estava desativado desde 2017

Ministros reforçam a importância da sociedade participar da elaboração de políticas públicas. Os 86 novos conselheiros foram publicados no DOU

Governo Federal retoma atividades do Concidades que estava desativado desde 2017

Brasília (DF) – O Conselho das Cidades (Concidades) está de volta. A retomada das atividades do órgão, desativado desde 2017, é uma conquista para a sociedade civil organizada, que resgata o seu direito de participar da formulação das políticas públicas que deverão nortear futuras decisões de Governo, sobretudo na área social.

O ConCidades foi criado em 2004, no primeiro mandato do presidente Lula, a partir do primeiro projeto de lei de iniciativa popular. É composto por 86 conselheiros. O órgão tem poder consultivo e deliberativo e se dedica à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, e poderá contribuir com propostas para habitação popular, saneamento ambiental, mobilidade urbana e planejamento territorial do Ministério das Cidades.

Na solenidade de abertura da 6ª Reunião Extraordinária do Conselho das Cidades (ConCidades), na manhã desta segunda-feira (06), o ministro Jader Filho, que é presidente do Conselho, falou da disposição do governo de dialogar com a sociedade:

“Nós vamos debater, ouvir, discutir e, juntos, eu tenho a convicção de que vamos encontrar as soluções dos problemas que cada um de vocês e todos nós temos na nossa cidade, seja na área da mobilidade, do saneamento, nas nossas periferias ou na habitação”, disse.

O Diário Oficial da União (DOU) publicou, nesta segunda-feira, portaria em que o presidente do Concidades, Jader Filho, nomeia os novos membros que vão gerir o Conselho até a realização da 6ª Conferência Nacional das Cidades, que deverá acontecer no ano que vem. A data ainda não está definida.

O evento se estenderá até quarta-feira (08). Durante a abertura dos trabalhos, Jader Filho enfatizou que “a democracia se constrói por meio do diálogo e que juntos encontrarão soluções para os desafios nas áreas de mobilidade, saneamento, habitação e nas periferias das cidades”.

O evento contou com a participação de diversas autoridades, incluindo Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego; Fabíola Furtado Barros Carneiro, secretária Executiva do Conselho das Cidades; Renato Simões, secretário Nacional de Participação Social da Secretaria Geral da Presidência da República; Airton Faleiro, deputado Federal, e demais parlamentares, além de representantes de entidades da sociedade civil e movimentos populares.

A secretária executiva Fabiola Carneiro ressaltou a importância do retorno do ConCidades. “O Conselho, formado pelos três níveis de governo, sociedade civil e movimentos populares, concentra-se em questões relacionadas a habitação, saneamento ambiental, planejamento territorial, transporte e mobilidade urbana”.

Fabiola enfatizou o papel fundamental da sociedade civil no Movimento pela Reforma Urbana iniciado nos anos 80 e na aprovação do Estatuto das Cidades. “O ConCidades está de volta, e nosso objetivo é tornar as cidades um espaço melhor para todos.”

Seguido de Fabíola, o secretário Renato Simões falou do legado da participação social e seu reconhecimento em todo mundo. “Retomar o ConCidades é algo muito importante para a democracia participativa brasileira. É fundamental que todas as políticas públicas tenham a participação social”, disse Renato Simões.

O ministro Luiz Marinho, falou sobre a retomada de todos os mecanismos de participação social que estavam parados em governos anteriores e aproveitou para falar sobre a situação do mercado de trabalho no Brasil.

“A retomada do Conselho das Cidades é um momento para ser celebrado. Nas cidades é onde nós temos os principais desafios do transporte, da moradia, os acidentes ambientais, as tragédias, acontecem nas cidades. Eu enalteço o Conselho de Cidades, o ConCidades voltou”, disse Luiz Marinho.

O evento continuará nos próximos dias com reuniões da coordenação executiva, encontros e relatórios dos comitês técnicos e apresentação dos trabalhos da coordenação. As atividades estão sendo transmitidas pelo YouTube do Ministério das Cidades.

 

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados