O mês de novembro é conhecido como o mês de prevenção do câncer de próstata, que é o tipo mais comum entre os homens. Para o oncologista Abraão Dornellas, o grande desafio é a desinformação.
O mês de novembro é conhecido como mês de prevenção do câncer de próstata por conta da campanha Novembro Azul. O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens depois do câncer de pele. Para o oncologista Abraão Dornelas, o grande desafio na prevenção dessa doença é a desinformação.
Os principais fatores de risco para câncer de próstata são a idade avançada, a história familiar de câncer de próstata, hábito de vida não saudável como sobrepeso, obesidade, tabagismo, exposição a toxinas dentre outros. Porém o principal risco que nós devemos ter em mente é a desinformação. Pessoas desinformadas não procuram assistência, fazem diagnóstico tardio e tem desfechos piores quando diagnosticadas com câncer.
Segundo o INCA, são estimando 71 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil. O doutor ressalta que adotar práticas saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer. Em caso de qualquer suspeita, procure um médico.