. Destaque Política

Pela governabilidade, Jerônimo prioriza equilíbrio entre os partidos da base nas composições de chapas

O governador Jerônimo Rodrigues (PT/BA) e sua comitiva composta de autoridades como os deputados estaduais Fabrício Falcão (PcdoB), José Raimundo (PT/BA) e federais Paulo Magalhães (PSD/BA) e Waldenor Pereira (PT/BA), o presidente da União de Prefeitos da Bahia e prefeito de Belo Campo, Quinho (PSD/BA), diversos vereadores de Vitória da Conquista, assim como prefeitos e vereadores de diversos municípios da região, estiveram presentes na 53ª Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista, onde fizeram a entrega de máquinas e implementos agrícolas para entidades de diversos municípios da região.

O que foi destaque entre as autoridades que acompanhavam o governador foram as presenças de duas mulheres. Uma delas, a vereadora com diversos mandatos e bom desempenho nas pesquisas como pré-candidata à prefeita, Lúcia Rocha (MDB/BA), que pelo tom marcante da vestimenta, destacava-se no meio da multidão. A outra, foi a Dra. Luciana, atual presidente da OAB no município, cujo nome tornou-se ainda mais evidente, após o anúncio de compor a chapa de pré-candidatura a vice, juntamente com o deputado Waldenor Pereira, na disputa pela prefeitura.

No mais, é preciso destacar a disposição do governador em atender a praticamente todos que o abordava, lideranças políticas ou populares. E, ao ser abordado pela reportagem do Blitz Conquista, sobre o fato de o PT já ter alcançado mais de cem municípios baianos com candidatos da sigla como cabeça de chapa, ele ponderou:

Manuela Ferraz entrevista Jerônimo | Imagem: Blitz Conquista

“Olha, (o PT) é um partido que tem uma história a ser construída, inclusive agora com a volta de Lula, é possível que esses números se consolidem, mas tem que ter muita paciência.

Na Bahia nós temos uma construção com outros partidos; o desequilíbrio não é bom para a política.

Então, é importante a gente poder garantir que esse equilíbrio entre os partidos possa ajudar a gente a governar e fazer uma boa agenda no interior.”

A fala do governador foi bem genérica, mas indicando que a tendência é de flexibilização nos municípios em que os candidatos pertencentes a partidos da base estiverem fortes. Percebe-se, portanto, que, no caso de Vitória da Conquista, não haverá sinais evidentes de preferência por qualquer candidato da base governista. Isso o governador já vem sinalizando há um bom tempo. A partir disso, é possível compreender a presença da pré-candidata Lucia Rocha (MDB) e Waldenor próximos ao governador.

Entretanto, a unidade da base não foi possível obter até o momento. Os nomes apresentados são de origens distintas, assim como diferem também as suas respectivas concepções sobre o modo de fazer política e de governar.

 

Ouça o áudio:

 

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados