Destaque Polícia

Operação combate violência contra idosos

Quase 12 mil boletins de ocorrência foram registrados, segundo o Ministério da Justiça. Para a advogada especialista em direito previdenciário, Juliana França, a violência contra a pessoa idosa é um problema crescente.

Uma operação coordenada pelo ministério da justiça e segurança pública atendeu mais de 29 mil idosos, vítimas de violência em todo o país. Ao todo, foram registrados quase 12 mil boletins de ocorrência e instaurados mais de 17 mil procedimentos policiais. Para a advogada especialista em direito previdenciário, Juliana França, a violência contra a pessoa idosa é um problema crescente nos dias atuais. Ela cita os principais sinais que os idosos dão ao serem vítimas de violência.

“A gente sabe que a violência contra a pessoa idosa é um problema que se agrava e se estende gradativamente nos dias atuais. O idoso se torna uma vítima fácil, muitas vezes depender de seus familiares em diversos aspectos, seja nos cuidados da saúde, nas relações sociais, na dependência financeira ou até mesmo pela simples convivência familiar. Os principais sinais que os idosos dão ao serem vítimas de violência são alterações comportamentais, como distúrbios sociais e emocionais, isolamento, sentimento de culpa, traumas físicos e até mesmo um óbito antecipado. A agressão física é a mais fácil de perceber. Empurrões, tapas, beliscões e socos acabam deixando marcas no corpo. Os casos de negligência, por sua vez, são reconhecíveis por meio do ambiente em que a pessoa vive e por suas condições de saúde. ”

As denúncias de casos de qualquer tipo de violência contra idosos podem ser feitas pelo canal disque 100. As unidades básicas de saúde, delegacias e polícia militar, também recebem denúncias. É possível ainda fazer denúncias pelo WhatsApp, no número da ouvidoria nacional de direitos humanos, que é o DDD 61 99611-0100.

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados