A partir da análise das comunicações gravadas na cabine, foi possível verificar que os tripulantes comentaram sobre uma falha no sistema de degelo das asas; outras gravações revelam que o sistema foi ligado e desligado por diversas vezes; relatório final ainda será divulgado.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), divulgou um relatório preliminar do andamento das investigações sobre o acidente envolvendo a aeronave de matrícula PS-VPB, ocorrido em 9 de agosto de 2024, em Vinhedo (SP).
O relatório confirma que o avião da Voepass decolou de Cascavel (PR) com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo. O voo ocorreu dentro da normalidade até as 13h20 (horário de Brasília). No entanto, a partir das 13h21, a aeronave deixou de responder às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo. Depois da perda do contato o momento da colisão contra o solo ocorreu às 13h22.
De acordo com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo, o Centro de Coordenação de Salvamento, conhecido como SALVAERO, foi acionado às 13h26 e encontrou a aeronave dentro de um condomínio, no município de Vinhedo (SP).
A partir da análise das comunicações gravadas na cabine, foi possível verificar que os tripulantes comentaram sobre uma falha no sistema de degelo das asas. Outras gravações obtidas revelam que o sistema responsável por evitar que ocorresse acúmulo de gelo nas asas foi ligado e desligado por diversas vezes.
A FAB informou que o relatório final da investigação será divulgado no menor prazo possível.