Os desafios do setor de saneamento na gestão de pessoas foram discutidos na 3ª Semana do Conhecimento realizada pela Embasa em Vitória da Conquista. Com as presenças de diretores, gerentes e autoridades acadêmicas de instituições de ensino superior da cidade, o evento foi uma oportunidade para a disseminação de informações, a promoção da gestão do conhecimento e atualização técnica dos profissionais e de funcionários que apresentaram trabalhos técnicos.
Registrando a participação de profissionais de todas as regiões da Bahia, o evento “Desafios e Tendências na Gestão de Pessoas: explorando novas fronteiras”, promovido pela Universidade Corporativa Embasa (UCE) foi finalizado na última sexta (06).
Em Vitória da Conquista, o Diretor de Gestão Corporativa da Embasa, Jazon Ferreira Primo, destacou a contribuição dos funcionários da empresa no avanço do saneamento na Bahia. “Fazer Gestão de Pessoas é muito importante, por isso desenvolvemos uma série de ações visando a valorização do conhecimento produzido na Embasa”. Ao se conectar com Instituições de Ensino Superior, a Semana do Conhecimento também se consagrou como oportunidade para que a Embasa e as Universidades ampliem suas áreas de atuação por meio de programas de extensão que contribuam para o crescimento de comunidades.
A parceria da Embasa com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), por meio do projeto piloto na região Nordeste do Brasil para aproveitamento de um milhão de metros cúbicos de lodo gerado na estação de tratamento de esgoto da cidade foi destacado pelo gerente regional, Manoel Marques. O projeto visa a destinação sustentável do lodo como resíduo rico em nutrientes como fertilizante em uma fazenda de café em Barra do Choça que está em fase de monitoramento de resultados.
Palestras e apresentação de trabalhos técnicos | A programação da 3ª Semana do Conhecimento contou com palestras direcionadas para a Gestão de Pessoas e resultados de 21 trabalhos realizados por colaboradores em suas áreas de atuação no interior do estado e em Salvador em cinco plenárias e 17 pôsteres.
Na conversa sobre “Gestão de Pessoas NÃO é RH”, a mentora e Coach com mais de 18 anos de experiência na área, Gladys Cazumbá, abordou a evolução do RH para Gestão de Pessoas que hoje se tornou um direcionador de cultura e de apoio às estratégias das empresas, conectando pessoas à organização, impactando na promoção do conhecimento. “É muito importante falar sobre o desenvolvimento das pessoas, a cultura organizacional com diversidade e inclusão, saúde mental e bem-estar como principais pilares que vão apoiar a cultura alcançar o que se deseja. Falar sobre vida, gestão e desenvolvimento faz parte do processo que ajuda a cultura a se tornar sustentável”, frisou.