Dois meses e onze dias depois de ter sido eleita em primeiro turno nas eleições municipais de Vitória da Conquista, recebendo 116.488 votos, a prefeita Sheila Lemos foi diplomada pela Justiça Eleitoral nessa terça-feira (17), em cerimônia realizada no auditório Lúcia Dórea, no Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae).

Ao lado do vice-prefeito eleito, Aloísio Alan Costa Fernandes, e dos vereadores e vereadoras também eleitos, a prefeita foi devidamente reconhecida pela Justiça Eleitoral como habilitada a iniciar, em 1º de janeiro de 2025, seu segundo mandato à frente da Prefeitura de Vitória da Conquista.

“Este diploma tem uma representação especial. É o primeiro diploma conquistado em primeiro turno na nossa cidade, e o primeiro entregue nas mãos de uma mulher”, destacou Sheila, ao discursar para o público presente à cerimônia. “E é o primeiro de muitos. Nós, mulheres, podemos e devemos ocupar todos os espaços que desejarmos”, complementou a gestora.

Ainda segundo a prefeita, a diplomação é um reconhecimento do que foi expresso pelas urnas, ou seja, a continuidade do projeto político liderado por ela. “Sempre digo que não faço promessas ao povo da nossa terra. Assumo, sim, compromissos com vigor e os cumpro”, afirmou a chefe do Executivo Municipal.

“A confiança do povo é a força propulsora para que possamos continuar com este projeto que vem dando certo”, disse ainda Sheila, antes de enumerar iniciativas como o programa Brilha Conquista, que substituiu todo o sistema de iluminação pública da cidade por luminárias de LED, e a revitalização, ainda em andamento, do Parque da Lagoa das Bateias.

“Nossa cidade precisa continuar avançando em direção ao desenvolvimento, sendo referência nacional em áreas importantes”, disse Sheila, mencionando, como destaque, o investimento na reforma de quase 90 escolas municipais.

“Nossas crianças e adolescentes podem ter certeza de que a educação será uma prioridade também nos próximos quatro anos”, garantiu a prefeita. “Vamos ampliar a estrutura física, a mobilidade, a alimentação e, sobretudo, o pedagógico. Nossas crianças são e serão responsáveis pela construção de uma cidade ainda melhor”.

A prefeita também agradeceu a Deus, aos membros do Poder Judiciário, à sua família, correligionários, e, principalmente, aos eleitores que lhe concederam uma votação expressiva nas urnas para que fosse eleita em primeiro turno.

“Mãos escolhidas democraticamente pelo povo”

Dr. Rodrigo Souza Britto

Em seu pronunciamento, o juiz da 1ª Junta da 39ª Zona Eleitoral de Vitória da Conquista, Dr. Rodrigo Souza Britto, destacou que a democracia se renova por meio do ato de diplomação. “Aqui hoje, não celebramos apenas a vitória nas urnas, mas sim o triunfo do processo democrático em nossa querida Vitória da Conquista, uma cidade que nos destaca como referência em Educação e Saúde no interior do Nordeste, uma cidade que não apenas cresceu, mas que se desenvolveu por meio do trabalho e da determinação de seu povo”, ressaltou.

O juiz encerrou suas palavras dizendo à prefeita Sheila Lemos e ao vice-prefeito que governem com sabedoria, porque governar é essencialmente servir ao interesse público, porém destacou que a sua convicção é de que o futuro de Vitória da Conquista está em mãos competentes. “Mãos escolhidas democraticamente pelo povo, legitimadas pela justiça e comprometidas com o progresso de nossa cidade”, concluiu.

Vereadores diplomados

Além da prefeita Sheila Lemos e do vice-prefeito, Aloísio Alan, também foram diplomados os seguintes vereadores:

Hermínio Oliveira (PP)

Luís Carlos Dudé (UB)

Diogo Azevedo (UB)

Luciano Gomes (PCdoB)

Léia de Quinho (PSD)

Alexandre Xandó (PT)

Adinilson Pereira (UB)

Cris de Lúcia Rocha (MDB)

Fernando Jacaré (PT)

Ivan Cordeiro (PL)

Paulinho Oliveira (PSDB)

Andreson Ribeiro (PCdoB)

Dinho dos Campinhos (Republicanos)

Doutora Lara (Republicanos)

Ricardo Babão (PCdoB)

Subtenente Muniz (PDT)

Márcio de Vivi (PSD)

Márcia Viviane (PT)

Ricardo Gordo (PSB)

Bibia (UB)

Nelson de Vivi (PSDB)

Natan da Carroceria (Avante)

Edivaldo Ferreira Júnior (PSDB)