O governo federal vai realizar uma grande ação no próximo sábado (5) voltada a reduzir filas de espera por cirurgias realizadas pelo SUS. Estão previstos mais de 7 mil atendimentos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, durante entrevista na Bahia, nesta quarta-feira (2), que o governo federal vai realizar uma grande ação no próximo sábado (5) voltada a reduzir filas de espera por cirurgias realizadas pelo SUS.
A iniciativa, chamada “Agora Tem Especialistas”, deve somar mais de 7 mil atendimentos em apenas um dia — com previsão de mil cirurgias, 1.200 consultas especializadas e 5.500 exames. A ação, que acontece em todas as regiões do Brasil, é parte de um esforço do governo federal para diminuir a espera por atendimentos, que se agravou com a pandemia.
Lula disse que a proposta é garantir que exames, consultas e procedimentos sejam realizados com mais rapidez — e que o cidadão tenha acesso ao que precisa sem esperar meses.
Em sua fala, o presidente lembrou outro programa ligado à saúde: o Farmácia Popular, que agora oferece 100% dos medicamentos e insumos gratuitamente — são 41 itens para doenças como hipertensão, diabetes, asma, Parkinson e colesterol, além de fraldas geriátricas e absorventes para pessoas em situação de vulnerabilidade.
E para garantir que tudo chegue de fato a quem precisa, o Ministério da Saúde também iniciou uma operação nacional de fiscalização em farmácias credenciadas. Técnicos irão visitar 100 unidades em 58 cidades de 21 estados.
Fonte: Agência Rádio Gov