Brasil e Mundo Destaque

Mais de 1,6 milhão de beneficiários foram ressarcidos por descontos indevidos

Quase todos os que aderiram ao acordo (98,5%) já receberam os valores de volta. E o governo federal vai abrir, em breve, uma nova fase para incluir aposentados e pensionistas que contestaram os descontos e receberam respostas com assinaturas falsificadas por parte das entidades. Esses beneficiários também terão direito ao ressarcimento.

© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Mais de 1,6 milhão de beneficiários do INSS já foram ressarcidos por descontos indevidos em seus benefícios. O valor foi devolvido a aposentados, pensionistas e demais segurados que aderiram ao acordo firmado entre o governo federal e entidades financeiras.

Segundo dados do Ministério da Previdência Social, 98,5% dos beneficiários que aceitaram o acordo já receberam o dinheiro de volta. Os valores foram creditados diretamente na conta onde o benefício é pago.

Esses descontos, feitos sem autorização, envolviam serviços como clubes de benefícios ou associações, muitas vezes sem o conhecimento do segurado. Para o governo, com a revisão, o INSS garantiu mais transparência e proteção ao cidadão.

E o governo federal vai abrir, em breve, uma nova fase para incluir aposentados e pensionistas que contestaram os descontos e receberam respostas com assinaturas falsificadas por parte das entidades. Esses beneficiários também terão direito ao ressarcimento.

De acordo com o INSS, o beneficiário será notificado e poderá, pelo aplicativo Meu INSS ou em uma agência dos Correios: aceitar os documentos apresentados; contestar por falsidade ideológica ou indução ao erro; ou declarar que não reconhece a assinatura.

Para não cair em golpes, o governo lembra que toda a comunicação é feita pelos canais oficiais: Aplicativo Meu INSS, pela Central 135, pelas Agências dos Correios e pelo site gov.br/inss.

 

Fonte: Agência Rádio Gov

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados