Devido ao longo período de seca, a prefeita Sheila Lemos assinou o Decreto nº 23.884, prorrogando a situação de emergência nos distritos de Bate-Pé, Cabeceira do Jiboia, Cercadinho, Dantelândia, Iguá, Inhobim, José Gonçalves, Pradoso, São João da Vitória, São Sebastião e Veredinha. A publicação foi feita no Diário Oficial do Município desta terça-feira (9).

A estiagem prolongada provoca sérios danos a essas localidades, afetando as plantações, as pastagens e a água potável para as famílias da zona rural. Com o decreto, as secretarias municipais ficam autorizadas a adotar medidas imediatas para auxiliar a população rural prejudicada pela seca.

A medida, com validade de 180 dias, possibilita o acesso a recursos federais destinados ao enfrentamento da seca e permite a atuação do Sistema Nacional de Defesa Civil, sob a gerência da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec). Além disso, viabiliza a execução do Plano Emergencial de Resposta a Desastres, ajustado à realidade atual do município.