Pelo alto, aproveitando a boa pontaria de sua força aérea, a Alemanha venceu mais uma “guerra” contra a França, desta vez por 1 a 0 nesta sexta-feira à tarde, no Rio de Janeiro, e se classificou para a semifinal da Copa do Mundo pela quarta vez seguida, um recorde no torneio.
Um gol de cabeça do zagueiro Mats Hummels no primeiro tempo manteve a supremacia dos alemães sobre os rivais históricos, desta vez em duelo disputado no campo de batalha do Maracanã, que recebeu a sua partida de número 100 desde que foi completamente reformado.
Com a vitória nas quartas, a Alemanha agora enfrenta o Brasil, que bateu a Colômbia por 2 a 1, em Fortaleza. A semi está marcada para a próxima terça-feira, no Mineirão, em Belo Horizonte. Nas últimas três vezes que chegaram nesta fase, os alemães foram vice-campeões em 2002, mas perderam as semis de 2006 e 2010.
Este foi o quarto encontro entre os dois rivais europeus em Copas. Com o triunfo no Brasil, os alemães eliminam os franceses pela terceira vez, assim como aconteceu nas semifinais de 1982, na Espanha, e 1986, no México. Apenas na Suécia, em 1958, a França levou a melhor.
No ótimo confronto tático desta sexta, disputado sob sol forte no Rio, a eficiência alemã saiu vitoriosa em um jogo bastante disputado no meio-campo. O gol de Hummels no início fez os germânicos jogarem com inteligência, apresentando boa troca de passes e controlando bem a tentativa francesa de buscar a igualdade.