A língua portuguesa falada no Brasil passou por uma grande reforma há pouco tempo. Mas especialistas, ainda insatisfeitos, pretendem mudar ainda mais o nosso idioma. Um Grupo de Trabalho (GT) dentro da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, presidida pelo senador Cyro Miranda (PSDB-GO), busca formas para facilitar o aprendizado da ortografia nos países lusófonos e propõe outra reforma ortográfica. A proposta, criada pelo professor Ernani Pimentel, é acabar com o uso da letra “h” antes das palavras e do “ç”, do “ss”, “sc” e “xc” (que seriam substituídos pelo “s” simples), além de extinguir o hífen e o dígrafo “ch” (que seria substituído pelo “x”). De acordo com o Uol, palavras também passariam e ser escritas como o fonema aponta como o “x” e o “s” com som de “z”. A letra “u” após o “g” e “q” e antes de “e” e “i” também seria suprimido. *Com informações do Bahia Notícias.
-
Compartilhe
Proposta em trâmite no Senado discute fim do ‘ç’, ‘ch’ e ‘ss’ na língua portuguesa
Pode ser do seu interesse
Jequié recebe ordens de serviço para construção de campus da UFSB e Arena Brasil
A construção do novo campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Jequié, avança com a assinatura da ordem de serviço realizada nesta sexta-feira (30), pelo governador Jerônimo Rodrigues e pelo ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa. A solenidade contou com a presença do prefeito Zé Cocá e do senador Jaques Wagner. Na mesma ocasião, também foi autorizada a construção do centro comunitário esportivo – Arena Brasil, no município.
A...
Sisu reserva mais de 148 mil vagas para ações afirmativas em 2026
Mais da metade das vagas do Sisu é destinada a cotas e ações afirmativas. Inscrições seguem abertas até 23 de janeiro com notas das três últimas edições do Enem.
O Sistema de Seleção Unificada, Sisu, oferece, em 2026, mais de 274 mil vagas em instituições públicas de educação superior em todo o país. Desse total, 148,9 mil vagas, o equivalente a 54,3%, são reservadas para ações afirmativas, conforme a Lei de Cotas e políticas próprias das instituições...
Enamed divulga avaliação dos cursos de medicina e aciona supervisão
Resultado de 2025 mostra que dois terços dos cursos tiveram desempenho satisfatório e 99 passarão por acompanhamento do Ministério da Educação.
O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Saúde (MS) divulgaram os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica, o Enamed 2025. Ao todo, 351 cursos de medicina participaram da avaliação em todo o país.
Dos 304 cursos vinculados ao Sistema Federal de Ensino, 204 alcançaram conceitos satisfatórios no...
Data foi anunciada pelo Ministério da Educação, na última sexta-feira (9). Notas estarão disponíveis na Página do Participante e podem ser usadas no Sisu, Prouni e Fies para ingresso na educação superior.
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2025, serão divulgados no dia 16 de janeiro. A data foi anunciada pelo Ministério da Educação, na última sexta-feira (9). As notas individuais estarão disponíveis na Página do Participante e vão trazer o...










