O Instituto Tara Brasil divulgou nesta quarta-feira (27) o ranking de saneamento básico das 100 maiores cidades do país, com base nos dados do Sistema Nacional de Informações de 2012. Apenas três cidades baianas aparecem na lista: Vitória da Conquista, melhor cidade baiana na lista, no 32° lugar, Salvador (34°) e Feira de Santana (67°). A liderança do ranking é da cidade de Franca, em São Paulo. Segundo a pesquisa, os municípios brasileiros fazem pouco para reduzir as perdas de água por faturamento. Apenas 10% dos municípios analisados na pesquisa registraram melhoria de mais de 10% na redução de perdas de água. Em média, de acordo com o levantamento, a melhoria nas perdas dos municípios ficou em 0,05% na comparação entre 2011 e 2012. Neste período, mais da metade das cidades pesquisadas (51) não reduziu em nada as perdas ou até piorou os resultados no período. Segundo o Trata Brasil, os números sugerem que “diminuir perdas de água não vem sendo uma prioridade entre os municípios brasileiros”. Em cidades com índices de perda muito elevados, por exemplo, a instalação de equipamentos como controladores de vazão e pressão tem reflexos rápidos na perda por vazamentos. *Com informações do Bahia Notícias.
-
Compartilhe
Conquista é cidade baiana melhor colocada em ranking do saneamento básico no Brasil
Pode ser do seu interesse
Governo anuncia ação conjunta para reduzir fila por cirurgias no SUS no próximo sábado (5)
O governo federal vai realizar uma grande ação no próximo sábado (5) voltada a reduzir filas de espera por cirurgias realizadas pelo SUS. Estão previstos mais de 7 mil atendimentos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, durante entrevista na Bahia, nesta quarta-feira (2), que o governo federal vai realizar uma grande ação no próximo sábado (5) voltada a reduzir filas de espera por cirurgias realizadas pelo SUS.
A iniciativa, chamada “Agora Tem...
Programa concede crédito tributário para reduzir filas na saúde
© Antonio Cruz/Agência Brasil
O governo federal anunciou nesta terça-feira (24) mecanismo para que hospitais privados e filantrópicos possam abater dívidas tributárias com a União em troca de atendimento especializado para o Sistema Único de Saúde (SUS). Unidades de saúde privadas que não possuírem débitos também poderão participar, obtendo créditos tributários que poderão descontar em impostos.
A...
Amazônia Legal e Nordeste estão entre as prioridades do programa
© Tomaz Silva/Agência Brasil
O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (10) a oferta de 3,5 mil bolsas no intuito de ampliar o número de médicos especialistas, com foco em regiões desassistidas. Do total de vagas, 3 mil visam fomentar a formação de residentes especialistas e 500 são para provimento imediato de médicos especialistas no Sistema Único de Saúde (SUS).
Em nota, a pasta informou que os 500...
Autoridades sanitárias determinaram recolhimento dos lotes
© Freepik
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou, nesta sexta-feira (6), um alerta para o risco que a ingestão de oito marcas de azeite de oliva já desclassificadas por fraude representa para a saúde dos consumidores.
As autoridades sanitárias determinaram o recolhimento dos lotes considerados impróprios para o consumo humano depois que técnicos do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária identificaram...