Uma nova pesquisa do Instituto Datafolha para as eleições presidências divulgada nesta quarta-feira revela um empate virtual entre a atual presidente Dilma Rousseff e a candidata Marina Silva, do PSB, tanto no primeiro como no segundo turno.
De acordo com a pesquisa, que tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Dilma aparece com 36% das intenções de voto, seguida por Marina, com 33%, e Aécio Neves, do PSDB, com 15%.
Os outros candidatos – Luciana Genro (PSOL), Pastor Everaldo (PSC), Eduardo Jorge (PV), Levy Fidélix (PRTB), Zé Maria (PSTU), Rui Costa Pimenta (PCO), Eymael (PSDC) e Mauro Iasi (PCB) – somados têm cerca de 4%.
Na última pesquisa Datafolha, do dia 3 de setembro, Dilma tinha 35% e Marina 34%, enquanto Aécio somava 14%.
O Datafolha também fez a simulação de um provável segundo turno entre as candidatas do PT e do PSB. Segundo o levantamento, Marina está na frente com 47%, contra 43% de Dilma.
Na consulta anterior do Instituto Datafolha, Marina tinha 48% e Dilma, 41%.
Com isso, a pesquisa mostra um empate virtual entre as duas candidatas e o resultado confirma a tendência de crescimento de Dilma e uma leve queda de Marina, que chegou a ter entre sete e dez pontos de vantagem sobre a petista nas previsões para o segundo turno de pesquisas anteriores.
A pesquisa Datafolha foi encomendada pelo jornal “Folha de S. Paulo” e pela “TV Globo” e foi a maior realizada pela entidade na atual campanha eleitoral, com cinco vezes mais entrevistados.
A pesquisa consultou 10.568 eleitores em 373 municípios entre segunda e terça-feira e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com 95% de confiança, o que significa que de um total de 100 consultas idênticas, 95 delas apresentariam resultados dentro da margem de erro. *Terra