Assim que acabaram os jogos das 16h, o Palmeiras entrou em campo no Serra Dourada, neste domingo, contra o Goiás, às 18h30 (horários de Brasília), com uma certeza: caso vencesse o confronto válido pela 23ª rodada, pularia da lanterna para a 14ª colocação do Brasileiro, deixando a zona de rebaixamento.
No entanto, com um primeiro tempo desastroso, o time paulista deu um grande vexame e sofreu uma goleada impiedosa: 6 a 0 para os goianos.
Os planos da equipe de Dorival Júnior começaram a ruir logo aos 6 de jogo, quando Ramon recebeu livre pela esquerda e chutou cruzado para abrir o placar. Cinco minutos depois, a primeira falha: Victorino tentou inverter o jogo, mas viu seu lançamento parar no peito de um rival; David deu a assistência, e Esquerdinha fez o segundo.
Atordoado, o Palmeiras não reagiu. E a situação foi piorando. Aos 27, Victor Luis perdeu a bola na intermediária de defesa para Erik, que arrancou livre e ampliou para o Goiás. Nove minutos depois, a cena pastelão: Lúcio foi cortar a bola, mas chutou errado, e ela foi para a área de Deola, que a agarrou. O árbitro marcou recúo, e tiro livre indireto. David, com categoria, mandou no ângulo e marcou o quarto esmeraldino.
O vexame foi sacramentado aos 3 minutos do segundo tempo com Thiago Mendes, aproveitando contra-ataque e bate-rebate na área. Já aos 44, Welinton Junior arriscou de fora da área, e o goleiro Deola levou um frango.
Essa é a maior goleada sofrida pelo Palmeiras desde o 6 a 2 para o Mirassol no Campeonato Paulisto de 2013. Também é a derrota pela maior margem de gols desde maio de 2011, quando caiu também por 6 a 0 para o Coritiba pela Copa do Brasil.
Além disso, o Palmeiras iguala a maior goleada sofrida em um Brasileiro: em 1981, perdeu por 6 a 0 para o Internacional.
Assim, o Palmeiras fica com 22 pontos, na lanterna do Brasileirão. Enquanto isso, o Goiás chega aos 30 e ocupa a 10ª colocação. Na próxima rodada, o time de Palestra Itália faz duelo direto contra o rebaixamento diante do Vitória, 14º colocado (24 pontos); já o clube esmeraldino visita o Botafogo – os dois jogos acontecem na quinta-feira.
FICHA TÉCNICA
GOIÁS 6 X 0 PALMEIRAS
Local: Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 21 de setembro de 2014, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Igor Junio Benevenuto (MG)
Assistentes: Marcio Eustaquio Santiago (Fifa-MG) e Guilherme Dias Camilo (MG)
Assistentes adicionais: Janio Pires Gonçalves e Luciano Oliveira dos Santos (ambos de TO)
Cartões Amarelos: David, Moisés, Jackson (Goiás) e Diogo (Palmeiras)
Gols:Ramon, aos 7, e Esquerdinha, aos 11, e Erik, aos 27, e David, aos 36 minutos do primeiro tempo; Thiago Mendes, aos, e Wellinto Júnior, aos 45 minutos do segundo tempo
GOIÁS: Renan; Moisés, Felipe Macedo, Jackson e Léo Veloso; Amaral, David, Thiago Mendes (Murilo), Ramon (Wellinton Júnior) e Esquerdinha; Erik (Samuel)
Técnico:Gilberto Fonseca
PALMEIRAS: Deola; João Pedro, Lúcio, Victorino e Victor Luis; Renato e Josimar (Bernardo); Allione, Juninho (Bruno César) e Diogo; Cristaldo (Henrique)
Técnico: Dorival Júnior