Os veículos registrados a partir de janeiro de 2016 passarão a adotar placas no padrão Mercosul, com fundo branco, quatro letras e três números. O objetivo é facilitar a visualização e leitura das placas pelas fiscalizações eletrônicas, além de dificultar, com a ajuda de alguns dispositivos de segurança, eventuais clonagens. A nova placa terá margem azul superior, com o emblema do Mercosul à esquerda e o nome do país ao centro. A bandeira nacional ficará à direita da placa, que terá, ainda, linhas onduladas horizontais e marcas d’água com a logo do Mercosul, gravadas na película refletiva. Ela valerá para o Brasil, Uruguai, Paraguai, a Argentina e Venezuela. A resolução do Conselho Nacional de Trânsito, que estabelece o novo sistema de placas de identificação de veículos foi publicada no Diário Oficial da União da última quinta-feira (4).
-
Compartilhe
Veículos registrados a partir de 2016 terão placas no padrão Mercosul
Pode ser do seu interesse
MEIs têm prazo para regularizar pendências e retornar ao Simples Nacional
Microempreendedores individuais excluídos do Simples Nacional podem regularizar débitos e pedir reenquadramento até 31 de janeiro para voltar a atuar como MEI em 2026.
Os microempreendedores individuais excluídos do Simples Nacional têm até 31 de janeiro para regularizar pendências e solicitar o retorno ao regime simplificado. O prazo vale para quem foi desenquadrado do Simei e deseja voltar a atuar formalmente como MEI no ano-calendário vigente.
O primeiro passo é...
Sisu reserva mais de 148 mil vagas para ações afirmativas em 2026
Mais da metade das vagas do Sisu é destinada a cotas e ações afirmativas. Inscrições seguem abertas até 23 de janeiro com notas das três últimas edições do Enem.
O Sistema de Seleção Unificada, Sisu, oferece, em 2026, mais de 274 mil vagas em instituições públicas de educação superior em todo o país. Desse total, 148,9 mil vagas, o equivalente a 54,3%, são reservadas para ações afirmativas, conforme a Lei de Cotas e políticas próprias das instituições...
Ministério da Saúde lança série de cursos sobre detecção precoce de cânceres na atenção primária
As formações, feitas por meio do Proadi-SUS, focam nos cânceres do colo do útero e de mama
O Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), lançou uma série de cursos gratuitos voltados a trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS). As formações integram o projeto Detecta-APS, desenvolvido pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), e têm como objetivo...
VITÓRIA DA CONQUISTA | Foragido da justiça morre em confronto com a PM no bairro Alegria
Na manhã do dia 20 de janeiro de 2026, por volta das 10h40, uma guarnição da CIPE Sudoeste realizava patrulhamento especializado no bairro Alegria, em Vitória da Conquista, quando recebeu informações sobre a presença de um indivíduo de alta periculosidade, foragido da Justiça, homiziado em um imóvel na Rua Diamantina.
Ao deslocar-se ao local indicado, os policiais militares se depararam com as portas da edificação abertas e, no interior, um homem que, ao receber voz de abordagem...










