Com o incrível crescimento da frota, até motociclistas sentem dificuldades para encontrar estacionamento. Mas não é só por isso…
Certo dia enquanto ministrava aula na autoescola, ouvia os murmúrios dos alunos sobre o transporte coletivo, até que alguém desabafou: “Vou comprar minha moto e todos os meus problemas estarão resolvidos”. “Alguns… com certeza” respondi, deixando a pessoa visivelmente pensativa.
Os motociclistas são hoje as maiores vítimas do trânsito brasileiro, superando em muito os próprios pedestres de acordo com a seguradora que administra o Seguro DPVAT. Uma soma monstruosa de acidentes acontecem rotineiramente, principalmente devido à má formação deles mesmos, e dos demais condutores.
Além das dificuldades relativas à segurança, motociclistas encontram outro contratempo: os espaços para estacionarem. Com o cavalar crescimento da frota de motos, a área que é “dividida” com os automóveis diminui cada vez mais gerando conflito, contrariedades e infrações de trânsito por acabarem estacionando em locais proibidos pela Legislação ao ocuparem indevidamente o ambiente público.
No centro de Vitória da Conquista a sinalização feita por placas e pinturas no asfalto, ajuda os motociclistas (e os próprios condutores dos carros) a identificarem os locais próprios para seu tipo de veículo. Ruas inteiras como a Travessa Zumiro Nunes foram destinadas aos motociclistas.
Muitas vezes sem opção, ou mesmo por opção, motociclistas estacionam nas calçadas e faixas de canalização, locais onde o estacionamento não é permitido. Sem uma área regulamentada, motos devem ser estacionadas na própria pista se atentando, claro, para o detalhe de naquele trecho se é permitido ou não.
Cabe aos condutores identificar seu espaço e evitar ocupar indevidamente a área dos outros. Atitudes assim não seriam somente infração de trânsito, mas um grande desrespeito à cidade. As solicitações para áreas regulamentadas de estacionamento devem ser encaminhadas ao órgão de trânsito.
Estacione somente em locais permitidos para seu veículo (carro, moto), contribua com sua cidade!