Policiais Militares da cidade de Cândido Sales prenderam na manhã deste sábado, 21, um jovem que portava centenas de comprimidos de medicamentos utilizados como “rebites” e estimulantes sexuais.
Rodrigo da Silva Lacerda, de 20 anos, estava às margens da BR 116, no perímetro urbano de Cândido Sales, quando foi abordado pela guarnição. Na mochila do suspeito foram encontrados 375 comprimidos de Nobésio, medicamento utilizado como arrebite, e uma cartela com 20 comprimidos do estimulante sexual Pramil.
O suspeito alegou a polícia, que comercializava apenas o estimulante sexual, o qual era vendido por R$ 8,00. Ainda, segundo Rodrigo, ele recebeu os comprimidos de Nobésio das mãos de um caminhoneiro que lhe pediu que entregasse o produto em um posto de combustíveis.
Rodrigo foi encaminhado ao Disep, em Vitória da Conquista, onde foi autuado em flagrante. De acordo com a polícia, Rodrigo tem antecedentes criminais.
Ambos os medicamentos apreendidos pela polícia tem a sua comercialização restrita. O Nóbesio, por exemplo, é uma anfetamina usada de forma restrita em pessoas obesas. O medicamento age como estimulante do sistema nervoso central e faz com que o cérebro trabalhe mais depressa. Muitos caminhoneiros fazem o uso para viajar longos trechos sem paradas e mascarar o sono. Porém, as anfetaminas provocam efeitos colaterais que são considerados os grandes causadores de acidentes envolvendo veículos de grande porte. Entre as consequências estão: a visão desfocada, confusões mentais, descoordenação e aumenta da pressão arterial.