Na última semana a Prefeitura de Vitória da Conquista colocou em operação os novos conjuntos semafóricos da cidade na Praça Vitor Brito e Avenidas São Geraldo e Integração (Integração é como chamamos o trecho urbano da BR 116). De acordo com o site oficial do Município, as modificações objetivam “melhorar a fluidez do trânsito e garantir a segurança de pedestres e condutores”.
No imaginário popular cruzamentos com semáforos diminuem os riscos de acidentes, de fato, no entanto é preciso se conscientizar que nesses locais ocorrem colisões geralmente muito violentas. Cada condutor precisa estar ciente que não é pela presença do semáforo que sua segurança estará garantida. Aproximar-se com velocidade compatível (parando no amarelo, não avançando no vermelho e aguardando as pessoas terminarem a travessia, para só depois iniciar marcha no verde) e atenção redobrada na via transversal são cuidados indispensáveis.
Os pedestres também são responsáveis pela segurança no trânsito. Durante o tempo que a reportagem do Blog Transitar permaneceu na Praça Vitor Brito na tarde de ontem, flagramos diversas pessoas avançando o semáforo dos pedestre (!), sim… há semáforos exclusivos para pedestres. Entender como funciona é muito simples: na “mãozinha” vermelha as pessoas a pé aguardam; no “bonequinho” verde os pedestres atravessam NA FAIXA, sem antes conferir se os veículos pararam.
Motos, carros, PEDESTRES todos são responsáveis pela segurança.