Com o objetivo de valorizar e dar maior visibilidade aos produtos da agricultura familiar e da economia solidária da Bahia, a Rota da Integração da Agricultura Familiar esteve presente na Exposição de Vitória da Conquista (ExpoConquista 2015), no Sudoeste do estado.
O evento teve início na sexta-feira (20) e chegou ao fim neste domingo (29), deixando um saldo positivo para os agricultores que tiveram a oportunidade de expor seus produtos no estande.
No espaço, foi possível encontrar uma variedade de iguarias como mel, chocolate, café, doces, linguiça de caprino, além de artesanatos de diferentes tipos desde sabonetes a bonecas bordadas, tudo produzido pelo homem do campo.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, marcou presença no estande da Rota e conversou com os representantes das cooperativas e associações para conhecer o trabalho de cada um. “A exposição demarca seu papel na condição de articular os produtores para que eles divulguem seus produtos e abre possibilidades concretas de comercialização nos diferentes mercados”.
Segundo a presidente da Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar do Sudoeste da Bahia (COOPROAF), Elenita Maria Silva, participar da Rota é uma forma de levar os doces produzidos para diferentes regiões da Bahia. “Esse momento que nos é proporcionado faz com que nosso trabalho fique mais conhecido e contribui para o aumento da nossa renda”.
A Rota da Integração da Agricultura Familiar da Bahia, realizada em diferentes regiões do estado, é fruto de um convênio firmado com o Ministério da Integração e integra as ações do Programa Vida Melhor, do Governo da Bahia. O projeto conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e da União das Cooperativas (Unicafes).