Estão em andamento as obras de ampliação do Hospital Municipal Esaú Matos, administrado pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC). A Prefeitura está construindo um auditório e um alojamento para médicos residentes, com um investimento superior a R$ 467 mil, provenientes do Ministério da Saúde e do Tesouro Municipal.
O projeto do auditório compreende uma área de 188,96 m² construída e abrigará um espaço para 100 pessoas sentadas, área de circulação, tablado, apoio técnico, sala de áudio, um lavabo e dois sanitários. Já o alojamento, contará com uma área construída de 81,72 m², com dois pavimentos divididos em duas áreas de convivência, duas áreas de serviços, dois quartos, dois sanitários e área de circulação.
Atualmente, o Esaú Matos ocupa uma área total construída de 5.851,66 m², onde são oferecidos os serviços de: Pronto Socorro Pediátrico; Pronto Atendimento em obstetrícia; Ambulatório para pequenas cirurgias eletivas; Pré-natal de alto risco; follow up para crianças que tiveram alta da UTI e planejamento familiar; Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI); Centro Cirúrgico para cirurgias ginecológicas, pediátricas, otorrinoralingologia, reparadoras, fistula artéreo venosa e buco-maxilo-facial; Internamento de pediatria e obstetrícia; Banco de Leite Humano; Centro Obstétrico com pré-parto e duas salas de parto; Alojamento conjunto; UTI Neonatal com 8 leitos e Semi-Intensiva com 10 leitos e Alojamento Família Canguru com 4 leitos e o Laboratório Central Municipal (Lacem). *Secom