O cruzamento das Avenidas Brasil e Ivo Freire Aguiar no Bairro Candeias, Zona Leste de Vitória da Conquista possui um respeitável histórico de acidentes, e ganhou mais notoriedade nas estatísticas no final da tarde deste domingo (12) com mais uma violenta colisão, daquelas capaz de impressionar as pessoas que passam tamanho o teor de violência.
Um dos envolvidos avançou a placa de Dê a Preferência, que sinaliza prioridade de seguir do fluxo que transita pela “Brasil” e causou o acidente. Ferida, uma mulher foi conduzida ao hospital.
Aquele que segue pela “Ivo Freire Aguiar” deve dar preferência DUAS VEZES para o fluxo da “Brasil”, avenida que possui duas pistas separadas pelo canteiro central: PARA-AVANÇA-PARA, simplificando.
Quando acontece algum acidente em local sem sinalização, geralmente somos rápidos em cobrar providências das autoridades (certíssimo!). No entanto quando há sinalização, não procuramos amadurecer a ideia da falha humana. As opções incoerentes das pessoas na direção/ pilotagem como avançar a placa, avançar o semáforo, convergir (virar) em local proibido entre tantas outras resultam em 90% dos acidentes.
A segurança no trânsito não é responsabilidade exclusiva das autoridades (que claro, entre suas competências precisa voltar sua atenção para locais com incidência de acidentes) cada condutor precisa exercer seus deveres. A Polícia Militar registrou a ocorrência e agentes de trânsito monitoraram o fluxo no local.
Confira as imagens do acidente, inclusive a da incompreendida placa de Dê a Preferência: