Um pênalti decidiu o segundo finalista do Campeonato Carioca. Em partida realizada no estádio do Maracanã, o Vasco venceu o Flamengo por 1 a 0 e garantiu a vaga para disputar o título contra o Botafogo. O gol da vitória foi marcado por Gilberto.
Assim como no primeiro jogo das semifinais, realizado no domingo passado, o primeiro tempo foi truncado. O Flamengo até manteve um pouco mais da posse de bola. Porém, o rubro-negro não conseguiu transformar o domínio em chances reais de gol. Na melhor chance da primeira etapa, Éverton isolou chute da grande área aos 17 minutos.
No segundo tempo, o Vasco (precisando do resultado) voltou com mais iniciativa do jogo. Já no início da segunda etapa, o cruzmaltino criou duas boas chances aos 7 e 8 minutos. Na primeira chance, Paulo Victor pegou cabeceio de Rodrigo em cima da linha. Na segunda, um chute de Gilberto fez com que o goleiro do Flamengo se esticasse para defender.
Aos 17 minutos, Serginho aproveitou um erro da defesa do Flamengo e entrou na área pela direita do ataque. Wallace chegou e fez pênalti. Na cobrança, Gilberto cobrou com força na esquerda e abriu o placar.
Em desvantagem, o Flamengo voltou a partir para cima do adversário. Aos 34 minutos, Gabriel forçou Martin Silva a fazer uma grande defesa. Mas o Vasco conseguiu se segurar na defesa e o jogo terminou 1 a 0.
Na final, o Vasco vai enfrentar o Botafogo (que eliminou o Fluminense nos pênaltis neste sábado). A primeira partida da final acontece no próximo fim de semana. O campeão carioca será decidido em dois jogos.
Flamengo 0 x 1 Vasco
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Público: 48.221 pagantes; 53.134 presentes
Renda: R$ 2.420.610,00
Arbitragem: Rodrigo Nunes de Sá
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Corrêa e Rodrigo Pereira Joia
Gol: Gilberto (aos 17 minutos do segundo tempo)
Cartões amarelos: Pará, Bressan, Wallace e Eduardo da Silva (Flamengo); Martín Silva, Christiano, Guiñazu, Julio dos Santos, Rafael Silva e Gilberto
Flamengo: Paulo Victor; Pará, Bressan, Wallace e Pico; Jonas, Márcio Araújo, Luiz Antônio (Arthur Maia) e Everton (Gabriel); Alecsandro e Marcelo Cirino (Eduardo da Silva). Treinador: Vanderlei Luxemburgo.
Vasco: Martin Silva; Madson, Luan, Rodrigo e Christiano; Serginho, Guiñazú, Julio dos Santos e Marcinho (Dagoberto); Rafael Silva (Bernardo) e Gilberto (Lucas). Técnico: Doriva.