Com direito a mosaico, hino do clube tocado pelo cantor Luís Caldas e até o recorde de público (40.982 torcedores) da Arena Fonte Nova em jogos do time, o Bahia recebeu o Ceará na primeira final da Copa do Nordeste. Mas, esqueceram de avisar aos visitante, que deram um jeito de estragar a festa.
Com a ajuda do goleiro Jean, que levou um frango memorável, o Tricolor foi derrotado pelo Vovô por 1 a 0. O meia Ricardinho foi o autor do gol que encerrou uma sequência de 16 jogos sem derrota da equipe do trio “KGB” e cia.
Com o resultado, o Esquadrão se complicou na briga pelo título da competição. Para levantar a taça, o time baiano terá que vencer os cearenses por dois gols de diferença no jogo de volta, na próxima quarta (29), no Castelão. Um triunfo por 1 a 0 levará a decisão para as cobranças de pênaltis. Já qualquer resultado de empate dará o título ao Alvinegro.
Mas, antes, os comandados de Sérgio Soares voltam suas atenções para o Baianão. No próximo domingo (26), o Bahia inicia a disputa do bicampeonato baiano contra o Vitória da Conquista, fora de casa.
O JOGO
O primeiro tempo foi bastante disputado, com as duas equipes tendo chances de marcar. O primeiro lance de perigo foi dos visitantes, aos dez minutos. Ricardinho chutou de longe e a bola passou muito perto do gol.
Aos 16, o Bahia respondeu. Souza cobrou falta na área, Léo Gamalho desviou de cabeça e tirou tinta da trave.
No Vovô, as oportunidades claras continuavam a sair dos pés do camisa 8. Aos 36, Ricardinho fez boa jogada e cruzou na área. Marinho aproveitou o rebote e chutou forte, mas Jean, bem colocado fez a defesa.
Já a última boa chance da etapa inicial foi do Tricolor, aos 44 minutos. Primeiro, Souza recebeu bola na área, aproveitou o cochilo da zaga, mas foi travado na hora do chute. Na sobra, Pittoni levantou na área e o mesmo Souza desviou de cabeça para a defesa de Luís Carlos.
SEGUNDO-TEMPO
O Bahia voltou para o segundo tempo com o mesmo time, mas aos 16 minutos a torcida pediu e Sérgio Soares não pestanejou. O técnico colocou Zé Roberto no lugar de Léo Gamalho.
Mas, quem assustou foi o Alvinegro, três minutos depois. Após passe de Ricardinho, Marinho fez o giro dentro da área e tentou o chute no canto. A bala mais uma vez passou muito perto do gol.
Na segunda tentativa, o Vovô chegou ao gol, com uma grande colaboração do goleiro tricolor. Após cruzamento da direita, Ricardinho pegou de primeira na área e Jean aceitou por debaixo das pernas. Mais um frango de goleiro do Bahia na Arena Fonte Nova.
Com o gol sofrido, Soares fez a segunda alteração e colocou Rômulo no lugar de Souza. Logo em seguida, o Esquadrão quase empatou. Após passe de Kieza, Zé Roberto finalizou da área e Luís Carlos fez grande defesa com os pés para salvar.
A poucos minutos do fim, Sérgio Soares ainda queimou o último cartucho e colocou Willians Santana no lugar de Tony. Mas, não foi suficiente para evitar a derrota.
Bahia 0 x 1 Ceará
Copa do Nordeste – Final (ida)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data/Horário: 22/04/2015, às 22h
Arbitragem: Pablo dos Santos Alves (PB), auxiliado por Felipe Gonçalves Correa e Márcio Freira Lopes (PB)
Cartões amarelos: Charles, Luís Carlos, Marinho (CEA); Thales (BAH)
Gols: Ricardinho (CEA)
Bahia
Jean; Tony (Willians), Thales, Róbson e Patric; Souza (Rômulo), Pittoni e Tiago Real; Maxi Biancucchi, Léo Gamalho (Zé Roberto) e Kieza. Técnico: Sérgio Soares.
Ceará
Luís Carlos; Samuel, Charles, Gilvan e Fernandinho; Uilliam Corrêa, Sandro Manoel, Ricardinho e Marinho; Assisinho (Wescley) e Magno Alves (William) (Eloir). Técnico: Silas.
por Yuri Barreto/galaticosonline