Os detentos, custodiados da delegacia de Itambé, se rebelaram na manhã desta segunda-feira (20), eles incendiaram colchões na carceragem provocando um verdadeiro tumulto, quando iniciavam o banho de sol. Logo a carceragem estava em chamas e dominada pelos presos.
A rebelião foi comandada pelo detento, recém-condenado, Marquinhos Piolho e outro de prenome Claudio, natural da cidade de Itapetinga. Na carceragem, que é dividida em 3 celas, tem atualmente cerca de 22 presos, mas, somente 14 participaram do motim.
Cerca de 4 armas branca (estiletes), estavam de posse dos líderes da rebelião, que ameaçavam os policiais que se aproximavam da cela. Eles exigiam a presença do Juiz, Dr. Rodrigo Medeiros Sales e seus familiares. A Polícia Civil pediu apoio a Polícia Militar para evitar uma possível fuga em massa. Equipes da CAESG e ROTAM assumiram as negociações e por mais de 1 hora, tentaram convencer os líderes a por fim na rebelião.
A situação só ficou mais calma, por volta das 11:30h, com a chegada do Juiz de Direito da Comarca de Itambé, que dialogou com os detentos e garantiu a integridade física deles. A partir dai os presos aceitaram a acabar com o motim e foram retirados para uma outra cela.
*Com informações do Blog Itambé Agora.