De virada, o Fluminense venceu o Figueirense por 2 a 1 em partida disputada na tarde deste domingo (16) no estádio do Maracanã (Rio de Janeiro). O resultado garantiu o Fluminense no G-4 (grupo dos times classificados para a Libertadores de 2016). Os gols do jogo foram marcados por Cícero e Fred (Fluminense) e Clayton (Figueirense).
No primeiro tempo, o Fluminense voltou a repetir as más atuações que haviam levado o time a perder quatro dos últimos cinco jogos. Apesar de manter mais a posse de bola, o time carioca não ameaçou a meta do Figueirense. Para piorar a situação, o zagueiro Marlon colocou a mão na bola dentro da área aos 39 minutos. Pênalti. Na cobrança Clayton deslocou o goleiro Klever e abriu o placar.
No intervalo, o técnico Enderson Moreira tirou o atacante Osvaldo e colocou Wellington Paulista. Mas quem começou a se destacar foi o meia Cícero. Logo aos três minutos do segundo tempo, Cícero completou de cabeça um cruzamento de Wellington Paulista para empatar o jogo e colocar o Fluminense no ataque.
A partir daí, a pressão do Fluminense só aumentou. O resultado veio aos 19 minutos. Cícero fez um belo lançamento na grande área. O artilheiro Fred desviou a bola do goleiro Muralha e não perdeu a chance.
Com a virada, o Fluminense voltou a cadenciar o jogo. Já o Figueirense (que estava sendo comandado pelo técnico interino Hudson Coutinho) não teve forças para emparar o jogo. No fim, Fluminense 2 x 1 Figueirense.
O resultado garantiu a volta do Fluminense ao G-4 do Campeonato Brasileiro. O time está com 33 pontos e na primeira rodada do returno vai enfrentar o Joinville em Santa Catarina. Já o Figueirense começa a ficar diretamente ameaçado pela zona de rebaixamento. O time está com 20 pontos em 16º lugar e apenas um ponto à frente do Goiás (primeiro time do Z-4).
Fluminense 2 x 1 Figueirense
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Diego Almeida Real (RS)
Assistentes: Fabiano da Silva Ramires (ES) e José Eduardo Calza (RS)
Cartões amarelos: Marlon (Fluminense); João Vitor e Rafael Bastos (Figueirense)
Cartão vermelho: João Vitor (Figueirense)
Gols: Clayton (aos 40 minutos do primeiro tempo); Cícero (3 minutos do segundo tempo) e Fred (aos 19 minutos do segundo tempo).
FLUMINENSE: Klever, Wellington Silva, Gum, Marlon e Gustavo Scarpa; Edson, Jean, Cícero e Ronaldinho Gaúcho (Higor Leite); Osvaldo (Willington Paulista) e Fred (Lucas Gomes). Técnico: Enderson Moreira
FIGUEIRENSE: Alex Muralha, Leandro Silva, Saimon, Thiago Heleno e Cereceda (Celsinho); Dener, Fabinho (Marcão), João Vitor e Rafael Bastos; Clayton e Alemão (Dudu). Técnico: Hudson Coutinho