Apesar dos constantes embates internos, principalmente entre os integrantes do Partido dos Trabalhadores, a Frente Conquista Popular permanece no poder há 20 anos em Vitória da Conquista. De lá para cá muitos partidos romperam com a Frente e alguns outros ameaçam seguir em um novo projeto. Também, opositores tentaram impedir a permanência da FCP na administração municipal, sem sucesso. No atual cenário, com um possível segundo turno, várias siglas buscam lançar candidaturas próprias, e as de centro e direita veem a FCP como um obstáculo quase intransponível, não impossível, para chegar ao poder. E sabendo disso, partidos como o PSDB e PMDB, tem buscado o fortalecimento das suas bases com novas estratégias para as próximas eleições municipais.
[quote]“Eu acho que tudo isso ajuda, inclusive a população está discutindo o Governo e o Governo está se renovando. Creio que essa formação de hoje, continuar com esse grupo, seria o mais proveitoso para Conquista, mesmo eu sendo suspeito pra tá dizendo isso, porque pertenço”.[/quote]Mesmo diante deste cenário, o Prefeito Guilherme Menezes defende e diz acreditar que a Frente Conquista Popular está se renovando constantemente e permanece sendo a melhor opção para população conquistense. Segundo ele, essa renovação se dá pela experiência da própria população.
Ao Blitz Conquista, Guilherme confessou que é suspeito para falar sobre o assunto, mas relevou que é o que realmente crê. Ele lembrou que o exemplo de renovação está nos 11 Congressos do Orçamento Participativo, com milhares de pessoas participando e decidindo “sobre cada centavo que entra na Prefeitura, onde é gasto e o que sobra para investimento. Para comunidade deliberar, não somente participar, mas deliberar com suas prioridades. Isso é uma forma de renovação constante; esse contato Governo – Sociedade”.
Ainda falando acreditar na continuação do projeto como o “melhor para conquista”, Menezes desabafou dizendo que tem que aguentar “as pancadas que a gente muitas vezes, injustamente, que ajuda a cidade a refletir: será que o Governo tá merecendo isso, será que não merece?”.
[quote]“Eu tenho lado. E o meu lado a população conhece”[/quote]O prefeito revela que sabe que “as pancadas” geram uma discussão constante nos bares, restaurantes e outros espaços da cidade. E concluí: “Eu tenho lado. E o meu lado a população conhece”.