Em uma partida tensa até o último minuto, o Botafogo (SP) segurou a vantagem obtida na semana passada e conquistou o título de campeão brasileiro da Série D, com um empate em 0 a 0, neste sábado, contra o River-PI, em Teresina. Apesar do apoio da torcida e de buscar o gol durante toda a partida, a equipe piauiense não conseguiu reverter o placar de 3 a 2 obtido pelo time de Ribeirão Preto, no sabado anterior, no interior de São Paulo.
Diante de mais de 40 mil torcedores no Estádio Albertão e sob um forte calor, o River pressionou o Botafogo desde o início. O meia Júnior Xuxa era o principal articulador, e a velocidade do atacante Fabinho criava problemas para a equipe paulista. Mas a posse de bola do time da casa não se transformava em chances claras de gol.
A pressão do River aumentou no segundo tempo, em especial a partir dos dez minutos, quando o volante botafoguense César Gaúcho foi expulso. A equipe do Piauí partiu com tudo pra cima e passou a tentar o gol na base do abafa, com quase todos os jogadores no campo adversário. O técnico Marcelo Veiga, do Botafogo, recuou ainda mais a sua equipe e tirou suas duas principais referências de ataque – Canela e Nunes – para colocar mais um zagueiro e um volante.
Apesar de praticamente abdicar do ataque com as alterações, o Botafogo conseguiu armar uma muralha na frente da defesa e, nos poucos lances de perigo que enfrentou, contou com a experiência do goleiro Neneca para segurar o placar.