Depois desta edição com apenas um representante na Série A do Campeonato Brasileiro, a região Nordeste volta a ter três equipes na elite do futebol nacional. A permanência do Sport na primeira divisão (o time ainda tem chance, inclusive, de chegar à Libertadores) e o acesso de Santa Cruz (PE) e Vitória (BA) na Série B fez com que a região volte a ter o mesmo número de times da edição de 2014 da competição.
O jornalista Juca Kfouri também acredita ser positivo o aumento de times da região: “A Série A ganha com a ampliação da nacionalização do campeonato e a heterogeneidade que mais times do Nordeste garante”. Tanto Carsughi quanto Kfouri lamentaram o fato do Bahia, time de maior público da Série B, não ter conseguido a volta para a Série A.
Kfouri acredita que uma mudança na forma que os campeonatos são organizados poderia ajudar a aumentar a competitividade dos times da região: “Melhor divisão das quotas de TV e aprofundamento da Copa Nordeste poderia ajudar”. Carsughi aponta que os clubes da região devem procurar por si só uma forma de arrecadar: “Um dos caminhos é tentar usar os grandes estádios para eventos, da forma que Palmeiras e Corinthians estão fazendo”.
Desde que o Campeonato Brasileiro começou a ser disputado em pontos corridos, a melhor posição conquistada por um time do Nordeste foi o quinto lugar do Vitória em 2013. A marca pode ser igualada ou superada pelo Sport, que está em sétimo lugar a duas rodadas para o campeonato acabar.