Mudanças vão colaborar com melhorias para a categoria e para a comunidade, diz taxista.
Atualmente Vitória da Conquista possui 365 permissionários para o serviço de transporte público individual por táxi, regulamentados por um decreto do ano de 2002. Com a necessidade de melhorias o Município iniciou uma discussão com a própria categoria, intencionando o aperfeiçoamento da prestação do serviço, inclusive novos alvarás para aumento da frota. “Precisávamos modernizar o regulamento e promovemos discussões com representantes dos sistemas de rádio táxis, com o sindicato e com profissionais avulsos” revelou o Secretário de Mobilidade Urbana Luís Alberto Sellmann, em entrevista ao Blog Transitar.
Segundo Sellmann, também titular da Secretaria de Infraestrutura Urbana, com a conclusão da minuta do novo regulamento, o projeto foi apresentado ao Conselho de Transportes, o que possibilitou que os debates sobre o tema continuassem. “Ainda serão feitos alguns ajustes juntamente com a Procuradoria Jurídica do Município, um novo encontro com a categoria e por fim, levar ao prefeito para que o decreto seja sancionado.” Para o secretário, o novo regulamento se trata de um instrumento importante “para cobrar e oferecer ao sistema condições de melhoria.”
Ele conta que a ideia é que em um período breve tenhamos na cidade inovações, como por exemplo, parte da frota adaptada para pessoas com deficiência física. “Já é um sistema considerado bom, mas precisa melhorar a cada dia” completa.
O taxista Valter Oliveira Freire, da direção do Sindicato dos Taxistas de Vitória da Conquista – SINCAVIR, enumera algumas conquistas da categoria com o novo regulamento como a carteira universal para motoristas auxiliares, o curso de especialização para condutores de táxis, a remuneração em carteira “e outras mudanças que vão colaborar não apenas para a categoria, mas para toda comunidade.”