Todos os CFCs do Estado terão simuladores instalados até o dia 15 de fevereiro, diz empresa credenciada pelo Detran.
O uso do simulador de direção já é obrigatório nos Centros de Formação de Condutores. É que desde o último sábado (02), passou a vigorar a resolução do Conselho Nacional de Trânsito que regulamenta a utilização do aparelho na formação dos candidatos à categoria “B”.
“Os primeiros aparelhos começaram a chegar em Vitória da Conquista” disse ao Blog, o consultor comercial Ednaldo Vítor, da ProSimulador, empresa credenciada na Bahia para o fornecimento de simuladores, durante um encontro com os empresários de autoescolas de Conquista, Barra do Choça e Poções na manhã de hoje, quarta (06). “Com essas visitas, estamos tirando as dúvidas sobre a utilização do simulador” diz, ao esclarecer que há equipes fazendo o mesmo por todo o Estado.
Para os empresários o encontro foi satisfatório, “hoje não temos mais dúvidas e estamos aguardando a instalação para que possamos por em prática a utilização dos simuladores” comentou Ângelo Pereira, da Autoescola Nova Conquista. “É algo novo e essa foi a oportunidade de interagir discutindo com a empresa todas essas questões contratuais” disse o representante da Autoescola Alfa, Reinaldo do Prado. Para o Capitão Lima, da Trânsito Rápido, ainda havia muitas dúvidas dos empresários e por isso a importância da visita da empresa, “agora conhecemos todos os procedimentos” aponta ao considerar que o encontro foi bastante proveitoso, “o uso do equipamento vai facilitar em muito a vida dos alunos” explicou. Também estavam presentes as Autoescolas Modelo, PX, São Mateus, Conquistense, Sudoeste e Expert.
Para o candidato que for tirar a primeira habilitação, será necessário fazer, no mínimo, 25 horas de aula prática. Do total, serão 20 horas em veículo de aprendizagem, sendo quatro horas no período noturno. As demais cinco horas serão feitas no simulador de direção, sendo uma hora com conteúdo noturno. Quem vai adicionar a Categoria B faz 20 horas de aula, sendo cinco horas no simulador. Com a medida, quem quiser tirar a primeira habilitação vai ter que desembolsar entre 20% e 30% a mais.
De acordo com a ProSimulador, todas as autoescolas do Estado terão simuladores instalados até o dia 15 de fevereiro.