Cotidiano Saúde

Vai viajar? Fique atento ao combate ao Aedes durante a viagem

Em tempos de dengue, Chikungunya e Zika, em todo o território nacional, alguns cuidados são essenciais para que a sua viagem de férias ou para curtir o carnaval seja inesquecível e proporcione somente boas recordações. Por isso, fica a dica: é importante levar na bagagem repelente e inseticida para evitar o contato com o mosquito Aedes aegypti, que transmite estas doenças.

“Estamos recebendo muitos pacientes na Secretaria de Saúde, com relato de que viajou e voltou com dengue. Então, o que orientamos, além de utilizar o repelente e o inseticida, são os mesmos cuidados que se deve ter em casa: eliminar água parada em qualquer lugar que esteja”, explica a coordenadora de Endemias, Poliana Gonçalves.

Outro cuidado, lembra Poliana, é o de observar o quintal antes de viajar. “Observe se não está deixando para trás nenhum vasilhame destampado que possa acumular água. Também é importante que você observe em retorno para Conquista se não está deixando no lugar que você se hospedou algum criadouro do mosquito. Se todos fizerem a sua parte, conseguiremos eliminar o mosquito”.

Caso você sinta algum dos sintomas proporcionados por essas doenças, como febre alta, dores por todo o corpo, coceira, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas pelo corpo, procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa.

Até o dia 20 de janeiro, foram notificados 180 casos suspeitos para dengue, 5 para Zika e nenhum suspeita para Chikungunya. Todos aguardam o resultado. *Secom

E como o cuidado é permanente, não custa nada lembrar algumas atitudes simples para você eliminar o mosquito. Confira o vídeo:

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados